A Audi continua a expandir a sua linha de modelos elétricos, e desta vez revelou os novos Q6 Sportback e-tron e o SQ6 Sportback e-tron.

Apresentados no Salão Automóvel de Paris, os dois coupés crossover chegam com um design desportivo reforçado a que se junta uma a silhueta mais aerodinâmica consegue melhorar o coeficiente aerodinâmico face ao Q6 de série, de 0,28 vai para 0,26 Cx e, portanto, há menor consumo de energia e maior autonomia.

Para isso contribuiu um para-brisa elegante que flui para um tejadilho mais desportivo. Eles são unidos por uma estufa compacta e uma janela traseira angular, que inclui um pequeno spoiler no qual está integrada uma terceira luz de travão.

A secção frontal é bastante semelhante nos dois modelos, com uma grelha generosa e s luzes diurnas numa posição alta. Além disso, enquanto o crossover coupé partilha o comprimento e a distância entre eixos com o modelo normal, a variante Sportback apresenta-se 37 mm mais baixa.

O habitáculo está equipado com a mais recente tecnologia e apresenta um painel de instrumentos digital de 11,9’’ a que se junta um sistema de infoentretenimento com um ecrã de 14,5’’equipado com Android Automotive OS. *ara além disso, como opcional existe ainda um head-up display de realidade aumentada e um ecrã para o passageiro do banco da frente de 10,9’’.

Para além disso, os novos Q6 Sportback e-tron e o SQ6 Sportback e-tron estão equipados com ChatGPT que segundo a Audi permite reconhecer mais de 800 comandos. Além disso, existe ainda um sistema de áudio premium Bang & Olufsen de 20 altifalantes, quatro deles integrados nos encostos de cabeça dianteiros.

O habitáculo está ainda equipado com vários materiais ecológicos e reciclados, caso do forro do tejadilho, os pilares e as palas de sol que são revestidos em Draft, que é um “tecido feito com poliéster 100% reciclado”. Além disso estão ainda disponíveis outros tecidos feitos de materiais reciclados, como o Elastic Melange.

Em matéria de arrumação, as versões Sportback não são conhecidas pela sua generosa capacidade de espaço, no entanto a versão crossover coupé tem uma bagageira à frente de 64 litros e uma bagageira com carga com capacidade para 511 litros de bagagem, que podem chegar aos 1373 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Tendo por base a Plataforma Eletric Premium (PPE) com uma arquitetura de 800 volts, o Q6 Sportback e-tron de entrada de gama está equipado com uma bateria de 83 kWh, que alimenta um motor elétrico montado na traseira e que produz 288 cv de potência, o que permite à Audi anunciar uma aceleração de 0 a 100 km/h em sete segundos e uma autonomia de até 545 km.

Para os que procuram mais autonomia e potência o Q6 Sportback e-tron Performance, apresenta-se equipado com bateria 100 kWh, que alimenta um motor mais potente que desenvolve até 326 cv, e que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, e uma autonomia anunciada de 656 km.

Já a variante Q6 Sportback e-tron quattro, com tração integral, apresenta-se com 388 cv, proporcionados por dois motores elétricos, que proporciona uma aceleração de 0-100 km/h em 5,9 segundos e uma autonomia de até 636 km.
Por seu lado o SQ6 Sportback e-tron quattro leva a sua dinâmica mais longe com 517 cv, e uma autonomia de 607 km de autonomia. Já a aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se em 4,3 segundos e a velocidade máxima é 230 km/h, ou seja, mais 20 km/h que as versões normais.

A Audi anunciou que Q6 Sportback e-tron será fabricado na fábrica de Ingolstadt, na Alemanha, e que vai estar disponível para encomenda a partir do final de 2024.