
Um autocarro despistou-se, esta terça-feira, na Estrada Nacional 3, na zona de Vale da Pedra, concelho do Cartaxo, no distrito de Santarém. Pelo menos 38 pessoas ficaram feridas - três em estado grave - no acidente, que envolveu também um camião.
Num primeiro ponto de situação, a Proteção Civil avançou com a existência de 27 feridos, um dos quais em estado grave. Contudo, o número foi posteriormente atualizado: há 38 feridos, dos quais três em estado grave.
No local estiveram 101 operacionais, apoiados por 47 viaturas e um helicóptero, segundo o site da Proteção Civil.
Três feridos desencarcerados
Três das vítimas tiveram de ser desencarceradas. Uma seria o motorista do autocarro, que sofreu ferimentos graves.
O autocarro, que transportava trabalhadores do grupo Jerónimo Martins e que fazia o percurso entre Santarém e a Azambuja, terá batido na lateral de um camião de mercadorias e despistou-se.
As viaturas acidentadas circulavam em sentidos opostos, disse à SIC fonte da GNR.
Feridos graves não correm risco de vida
Os três feridos graves foram transportados para os hospitais de Santa Maria, São José e Torres Vedras, todas com VMER.
Os restantes foram encaminhados para os hospitais de São José, Santa Maria, Vila Franca de Xira, Abrantes, Santarém e São Francisco Xavier.
No local, ouve um grande aparato, com movimento de ambulâncias.
41 funcionários da Jerónimo Martins envolvidos, empresa lamenta "profundamente" acidente
O fonte oficial do grupo Jerónimo Martins confirma, numa nota enviada à SIC, que os passageiros do autocarro pertenciam à empresa, adiantando que estiveram envolvidos 41 colaboradores.
"Lamentamos profundamente o acidente ocorrido esta tarde com o serviço de transporte, que temos contratado externamente", escreve.
O autocarro partiu de Santarém e dirigia-se ao centro de distribuição logístico, na Azambuja, acrescenta.
O grupo empresarial diz estar a acompanhar "com preocupação" o acidente.
"Deslocámos para o local as nossas equipas de médicos, enfermeiros, psicólogos e de recursos humanos, que estão à inteira disposição das autoridades para o que for necessário", diz ainda.
Aconteceu numa curva perigosa onde já ocorreram acidentes graves
Em declarações à SIC Notícias, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, explica que o despiste aconteceu numa curva "com alguma perigosidade", onde no passado ocorreram acidentes com alguns feridos graves e até mortes.
O alerta para o acidente foi dado às 14:23.
A circulação de trânsito esteve cortada na EN3 entre o Cartaxo e a Azambuja, nos dois sentidos, mas foi reposta a normalidade pelas 21:15.
Jorge Silva, da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil (ASPROCIVIL), explica que, no caso de um acidente destes, a "prioridade" das autoridades é retirar feridos e encaminhá-los para unidades de saúde.