O avião que transportava Lula da Silva entre o México e o Brasil sofreu um problema técnico. A aeronave teve de sobrevoar o espaço aéreo mexicano numa tentativa de gastar o combustível, tendo aterrado novamente na Cidade do México.
Segundo o comunicado da Força Aérea Brasileira (FAB), a comitiva do presidente brasileiro deverá viajar noutro avião até Brasília.
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a descolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira. Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para a solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da descolagem, com troca de aeronave no regresso a Brasília”.
De acordo com o site FlightAware, o avião da Força Aérea Brasileira percorreu 19 quilómetros em quase cinco horas.
O Presidente do Brasil viajou na segunda-feira até ao México para a tomada de posse da nova presidente mexicana Claudia Sheinbaum. Lula da Silva teve um encontro com o presidente cessante Andrés Manuel López Obrador.
A aeronave que transportava Lula da Silva é um Airbus A319 com 20 anos que foi apelidado de "Aerolula", de acordo com a Reuters.
[Última atualização às 03:00]