A bactéria legionella foi detetada nos balneários de dois campos de futebol e de dois pavilhões gimnodesportivos no concelho de Redondo, distrito de Évora, que foram encerrados temporariamente.
Num comunicado divulgado esta quinta-feira, o município alentejano indicou que a bactéria da foi detetada nos equipamentos "no decorrer do normal processo de monitorização". Segundo a autarquia, a bactéria foi encontrada nos balneários do campo de futebol e do pavilhão gimnodesportivo na freguesia de Montoito e do campo de futebol e do pavilhão gimnodesportivo de Redondo.
"Os resultados foram comunicados à Autoridade de Saúde Pública, que decretou a interdição do uso dos balneários até novas indicações", adiantou.
A câmara municipal acrescentou que vai realizar "todas as medidas de monitorização e correção necessárias para que a situação fique normalizada o mais rapidamente possível".
A bactéria legionella é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.
Podendo ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada, a infeção, apesar de grave, tem tratamento efetivo.