O corpo de um bebé foi encontrado na manhã desta quinta-feira num berço destinado a recém-nascidos abandonados na Igreja de San Giovanni Battista, em Bari, na região de Puglia, Itália. Era suposto ter tocado um alarme no momento em que o bebé foi deixado no local, mas, segundo o pároco local, tal não aconteceu.

A polícia italiana está a investigar o caso. As autoridades ainda não sabem se houve uma falha no sistema de alerta, ou se o bebé já estava morto quando foi deixado no berço, que tem sensores capazes de monitorizar a temperatura, os batimentos cardíacos e respiração.

Citado pela CNN Internacional, o padre Antonio Ruccia lamenta que o “telemóvel ligado ao berço não tenha tocado” e conta que só tomou conhecimento do ocorrido quando foi contactado por um funcionário, que reparou que a porta do quarto onde fica o berço estava entreaberta.

Estes berços existem em toda a Itália

A última vez que o "berço da vida" (Culla per la Vita, em italiano) da igreja de Puglia foi utilizado foi em dezembro de 2023, quando uma menina foi deixada.

No entanto, estas ‘caixas para bebés’ existem em igrejas e hospitais espalhados por toda a Itália, tendo sido introduzidas em 2006, de modo a ajudar mulheres a entregarem, de forma anónima, crianças de que não conseguem cuidar.