O Benfica pode isolar-se esta segunda-feira na liderança da I Liga portuguesa de futebol, se vencer em casa o Estoril Praia, na 15.ª jornada do campeonato, após o empate de domingo do Sporting em casa do Gil Vicente (0-0).

O empate dos campeões nacionais em título deixou-os com 37 pontos, os mesmos do FC Porto, segundo, que, no sábado, venceu o Moreirense (3-0), mas os 'encarnados' podem ultrapassar ambos os rivais se vencerem esta segunda-feira, pelas 18:45, chegando então aos 38.

A meio da semana, a equipa orientada por Bruno Lage foi à Madeira vencer o jogo interrompido com o Nacional, por 2-0, e os constantes 'deslizes' do Sporting de João Pereira deixam-na à beira da liderança.

Do outro lado, o Estoril Praia está em 14.º lugar, com 14 pontos, e em plena crise de resultados, tendo vencido apenas um dos últimos cinco encontros, chegando ao Estádio da Luz de uma derrota caseira diante o Casa Pia (2-0).

À mesma hora, o Vitória de Guimarães pode aproximar-se do quinto lugar, se levar de vencida o Nacional, 'aflito' no 15.º lugar, além de poder terminar uma série de duas jornadas seguidas sem vencer no campeonato.

A equipa de Rui Borges vem de 'ressaca' europeia, fechando invicta a fase de liga da Liga Conferência na quinta-feira, ante a Fiorentina (1-1), enquanto os madeirenses estão em igualdade pontual com equipas abaixo da 'linha de água' e venceram apenas um dos últimos cinco encontros no campeonato.

A fechar a 15.ª ronda, outro dos 'aflitos' com 12 pontos, o Estrela da Amadora, recebe o Rio Ave, pelas 20:45, encontrando os vila-condenses mais tranquilos, em 11.º lugar e com 16 pontos.