O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou esta terça-feira que cabe ao novo líder do Hamas, Yahya Sinwar, decidir sobre um cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza.

"O Sr. Sinwar foi e continua a ser o primeiro decisor no que diz respeito à conclusão de um cessar-fogo" no território palestiniano, disse Blinken após o Hamas ter anunciado que o seu líder em Gaza, Yahya Sinwar, um dos homens mais procurados por Israel, tinha sido nomeado chefe do movimento islamita palestiniano.

O Hamas anunciou esta terça-feira que o seu chefe em Gaza, Yahya Sinwar, foi designado como novo líder político do movimento islamita palestiniano, uma semana após o assassínio em Teerão do seu antecessor, Ismail Haniyeh.

Recorde-se que o grupo islamita Hamas anunciou a morte do líder, Ismail Haniyeh, num ataque, que atribuiu a Israel, em Teerão, onde se encontrava em visita oficial.

"O irmão líder, mártir combatente Ismail Haniyeh, líder do movimento, morreu em resultado de um ataque traiçoeiro sionista na residência em Teerão, depois de participar na cerimónia de posse do novo Presidente iraniano", confirmou o Hamas em comunicado, na altura.

Hamas diz que morte de líder Ismail Haniyeh não vai ficar impune

O Irão e o Hamas acusaram Israel de responsabilidade pelo ataque, mas as autoridades israelitas recusaram até ao momento qualquer comentário.