O Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo preliminar sobre as novas regras relacionadas com as cartas de condução.

Uma das medidas previstas é a possibilidade de conduzir legalmente a partir dos 17 anos, mas sempre acompanhado por um condutor considerado experiente.

As novas regras preveem ainda uma redução na taxa mínima para conduzir camiões. Deverá passar dos atuais 21 para os 18 anos.

No caso dos autocarros, a idade mínima será de 21 anos e não 24 como acontece atualmente.

Os Estados-Membros poderão ainda passar a emitir cartas de condução em formato digital, que serão válidas em todos os países da UE. No entanto, cada país pode exigir que a carta de condução física seja mantida se assim o entender.

Outra regra é a implementação de um período probatório de dois anos para os novos condutores. Durante esse período, os condutores serão sujeitos a regras mais apertadas.

Está também prevista a suspensão da carta de condução em toda a União Europeia para os condutores que cometam infrações graves.

Depois de o acordo provisório ser formalmente acordado pelos Estados-Membros e pelo Parlamento Europeu, cada país tem quatro anos para adaptar a legislação nacional.