O CarPlay da Apple, uma vez aclamado como uma revolução na integração de smartphones com veículos, enfrenta agora algumas turbulências. Enquanto os utilizadores esperavam por atualizações significativas com o lançamento do iOS 18, a realidade é muito menos emocionante. Em vez de grandes avanços, os utilizadores do CarPlay deparam-se com mudanças subtis, como a adição de fotos de contactos nas notificações de mensagens. Para muitos, esta atualização decepcionante é apenas metade do problema.

Uma das principais queixas dos proprietários de Mazda é que o iOS 18 causou a quebra das conexões sem fios do CarPlay. Apesar de funcionarem perfeitamente nas versões anteriores do iOS, a conexão sem fios recusa-se a funcionar após a atualização. Estranhamente, as conexões com fio não são afetadas, mas quando se trata de conectividade sem fios, os proprietários de Mazda ficam presos num ciclo frustrante. Enquanto alguns utilizadores descobriram uma solução temporária que envolve conectar o iPhone via cabo antes de o desconectar para usar sem fios, o problema reaparece na próxima vez que o sistema é reiniciado.

A falta de melhorias significativas ou correções no CarPlay reflete a abordagem mais ampla da Apple em relação ao sistema. Ao contrário do Android Auto da Google, que recebe atualizações regulares através da Google Play Store, a evolução do CarPlay está atrelada às atualizações do iOS. Isto significa que correções de bugs e novas funcionalidades só são implementadas quando a Apple decide atualizar todo o sistema operativo—uma abordagem muito menos flexível do que a dos seus concorrentes.

Na tentativa de encontrar soluções, alguns utilizadores relataram sucesso ao desativar a funcionalidade “Endereço Wi-Fi privado” nos seus iPhones. Embora esta solução alternativa tenha trazido um alívio temporário, ela sublinha a frustração mais ampla dos utilizadores do CarPlay que se veem a lidar com bugs e falhas num sistema que, para alguns, anteriormente funcionava sem problemas.

Aumentando a frustração está o tão aguardado CarPlay 2.0. Anunciado com grande alarde na conferência WWDC da Apple em 2022, o CarPlay 2.0 prometia uma experiência de condução imersiva de próxima geração, com personalizações significativas para os fabricantes de automóveis. No entanto, apesar das garantias da Porsche e da Aston Martin de que lançariam os primeiros veículos com o CarPlay atualizado até ao final de 2023, o sistema continua conspicuamente ausente dos holofotes.

Mesmo quando a Apple apresentou novos iPhones e Apple Watches em setembro de 2024, o CarPlay 2.0 não estava em lado nenhum. Isto alimentou especulações de que o lançamento do sistema está longe de ser tranquilo, com atrasos e uma falta de apoio generalizado por parte dos fabricantes. A Porsche e a Aston Martin continuam a ser os únicos construtores de automóveis a confirmar o seu envolvimento, e nenhuma outra marca automóvel de grande relevância se apresentou com planos de adoção.

Com o tempo a passar em 2024, a Apple corre o risco de perder a oportunidade de dominar o espaço de software automóvel. A menos que o gigante tecnológico faça progressos significativos com o CarPlay 2.0 em breve, corre o risco de ficar para trás em relação a concorrentes como o Google, cujas atualizações mais frequentes e modelo de lançamento flexível mantêm os utilizadores do Android Auto satisfeitos.

A Apple pode precisar de repensar a sua estratégia para o CarPlay se quiser acompanhar o setor automóvel em rápida evolução. Tal como está, o iOS 18 trouxe mais dores de cabeça do que soluções, e o tão esperado CarPlay 2.0 permanece preso na via lenta. Talvez vejamos a Apple recuperar o ímpeto no próximo ano, mas por agora, os utilizadores do CarPlay ficam à espera de melhorias que podem não chegar tão rapidamente quanto esperavam.