
A concelhia do Porto do CDS-PP decidiu apoiar a candidatura do ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, à Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas deste ano, anunciou esta terça-feira o partido.
"A concelhia do CDS-PP/Porto aprovou, em reunião da sua comissão política, o apoio a Pedro Duarte para as próximas eleições autárquicas. A aprovação foi feita por unanimidade e aclamação", refere um comunicado enviado às redações.
Citado na nota, o líder da concelhia do CDS-PP do Porto, César Vasconcellos Navio, defende que Pedro Duarte "tem um projeto para a cidade e é o melhor candidato para suceder ao Dr. Rui Moreira à frente dos destinos do Porto".
Aquela estrutura concelhia assinala que, "desde 2001, o CDS-PP faz parte dos sucessivos executivos camarários, sendo que, nos últimos 12 anos, esteve com Rui Moreira, integrando o movimento independente" que lidera atualmente a autarquia.
"O CDS-PP representa atualmente a quarta maior força política autárquica em Portugal ambicionando este ano chegar à terceira", refere também.
Na semana passada, o ministro dos Assuntos Parlamentares confirmou a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal do Porto, num artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias.
"É uma decisão ponderada, com muita racionalidade, mas que tem um lado de grande afetividade e, portanto, a motivação para eu me disponibilizar para ser candidato à Câmara Municipal do Porto tem muito a ver com essa ligação afetiva que tenho a esta cidade", disse Pedro Duarte aos jornalistas, no mesmo dia, à margem do Conselho de Ministros que decorreu no Mercado do Bolhão, no Porto.
O governante sublinhou que nasceu e sempre viveu no Porto, sendo nesta cidade que tem as pessoas que lhe são mais próximas, nomeadamente família e amigos tendo, por isso, "uma relação muito especial" com a cidade.
O social-democrata explicou que pretende encabeçar uma candidatura que seja muito abrangente e que vá muito para além daquilo que é o PSD.
"A ideia é criarmos uma plataforma de cidadania que se empenhe em dinamizar a cidade, transformá-la e enfrentar alguns problemas que a cidade hoje em dia tem pela frente", frisou.
Já foram confirmadas as candidaturas à Câmara do Porto de Manuel Pizarro, pelo PS, de Diana Ferreira, pela CDU, Nuno Cardoso pelo movimento Pensar o Porto, Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, e Aníbal Pinto pela Nova Direita.
O atual executivo é composto por seis eleitos pelo movimento de Rui Moreira, três eleitos pelo PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro de 2025.
Com LUSA