Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) estão, ao que a SIC apurou, a trabalhar sem sistema informático em todo o país. Sem confirmar estes constrangimentos, o INEM garante que atendimento, triagem e acionamentos de meios de socorro “estão a funcionar”.

Apesar de o INEM não confirmar os constrangimentos, a Comissão de Trabalhadores do serviço de emergência médica informa que esta manhã de quinta-feira registou-se “uma falha nos sistemas informáticos do INEM que abrangeu os quatro CODU”, Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

“Os profissionais do INEM acorreram de forma célere, de modo a reforçar as equipas que já se encontravam escaladas para os CODU e no momento a informação que dispomos é que não existem chamadas em espera e estão a ser envidados todos os esforços para repor o normal funcionamento dos serviços”, lê-se no comunicado.

Os veículos de emergência médica continuam a circular, no entanto os pedidos de socorro estão a ser atendidos com recurso a telemóveis e as ocorrências registadas manualmente.

“Não há chamadas em espera”

Ao final da manhã desta quinta-feira, e "face às notícias divulgadas", o INEM divulgou um comunicado em que esclarece que “o atendimento, triagem e acionamentos de meios de socorro estão a funcionar” e mais: “Neste momento não existem chamadas em espera”.

O INEM assegura ainda que “qualquer alteração destas circunstâncias será comunicada às populações”.

Mais tarde, num segundo comunicado, o INEM confirmou “o constrangimento no sistema informático” que, diz, aconteceu entre “as 09h30 e as 12h00” mas que já “está resolvido”.

“Esse constrangimento não afetou o atendimento, a triagem nem o acionamento de meios de emergência. Ainda assim, o INEM reforçou de imediato o número de trabalhadores no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para garantir que nenhuma situação ficasse por atender”, lê-se no segundo comunicado enviado às redações.

A “origem do problema”, conclui o INEM, está já a ser investigada.

[Notícia atualizada às 14:00]