Em dois dias, cerca de 250 mil pessoas foram à Basílica de São Pedro, em Roma, para se despedirem do Papa Francisco, cuja urna está exposta junto ao altar desde a passada quarta-feira.

Segundo a contabilidade do Vaticano, até à manhã desta sexta-feira tinham passado pelo local 128 mil pessoas, mas durante o dia o número quase duplicou pelo facto de ser feriado em Itália e de a Igreja Católica comemorar o início do Jubileu dos Jovens.

Durante todo o dia foram visíveis as multidões em redor da Praça de São Pedro, com muitos jovens, em particular, a estarem horas nas filas para verem o Papa uma última vez.

Às 19h locais (18h em Lisboa), as portas da Basílica de São Pedro fecharam-se para uma cerimónia privada de encerramento da urna, antes do funeral e do enterro previstos para sábado.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira, aos 88 anos, após 12 anos de pontificado.

Nascido em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica. A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano.