A Proteção Civil está a deixar um aviso à população, por causa da chuva e do vento sentidos a partir desta tarde. Inundações, deslizamentos de terras e lençóis de água nas estradas são alguns dos fenómenos que podem vir a ocorrer e as autoridades pedem que sejam tomadas medidas de proteção.

O alerta para as condições meteorológicas adversas é feito pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através de um comunicado, onde sublinha que é esperada “chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada”, em quase todo o território.

Por esse motivo, explica a Proteção Civil, é possível a ocorrência de inundações, em zonas urbanas, e de cheias, nas zonas junto a rios e ribeiras, além de deslizamentos de terras e derrocadas.

Nas estradas, pode haver a formação de lençóis de água e o arrastamento de objetos, levados pelo vento forte, o que pode causar acidentes.

Também não é de excluir que haja contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais.

O que fazer?

Mediante a previsão de agravamento das condições meteorológicas, a Proteção Civil deixa alguns conselhos de medidas de prevenção a tomar.

As autoridades recomendam que se limpe os sistemas de escoamento das águas pluviais e se retirem objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.

Outra recomendação passa por que se fixe estruturas que costumam estar soltas, como “andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

Para quem vai estar ao volante, é pedido que se adote “uma condução defensiva, reduzindo a velocidade.

De resto, é aconselhado não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas” e que se fique atento às informações meteorológicas e às indicações da Proteção Civil e das forças de de segurança.