Todos querem provar esta tablete: o chocolate do Dubai é uma sensação nas redes sociais, multiplicam-se as recriações em supermercados, que esgotam em pouco tempo, e há quem os venda em sites de anúncios, desde os cinco até aos 50 euros.

“Decidi ir ao Lidl comprar um só para provar. Chego lá às 9:00 e o chocolate já esgotou…”, conta um utilizador no Reddit, que descreve discussões com os funcionários e pessoas a levarem um número elevado de tabletes. O supermercado colocou à venda a sua versão do chocolate do Dubai no dia 20 de março, com o stock limitado, e esgotou de imediato.

“Eu consegui três tabletes porque um senhor, que estava lá com 20 na mão, me deu”, conta Joana Dias no Instagram. Chegou antes da abertura do Lidl e já estavam cerca de 12 pessoas à espera, assim que as portas se abriram entraram “como se não houvesse amanhã” e foram “direitinho ao sítio do chocolate”. Relata que os clientes estavam a “açambarcar” e nem conseguia alcançar a prateleira.

Não tardou que os utilizadores começassem a vender os chocolates em sites, como o Olx ou a Vinted. Os anúncios multiplicam-se com preços para todas as carteiras, desde os 50 até aos 15 euros, mas muito acima do valor a que estava à venda. No caso de o chocolate do Lidl ser revendido a 20 euros, é cerca do quádruplo do preço original, que era 4,99 euros. Embora os preços elevados, os anúncios desparecem rapidamente.

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Também a Lindt esgotou o stock da sua versão de chocolate do Dubai em 40 minutos, segundo uma das funcionárias da loja em declarações à NiT. Os supermercados Apolónia, com lojas na região do Algarve, tinha a sua própria versão por 8,95 euros, que esgotou rapidamente e já não está disponível no website. A loja Normal já anunciou que terá uma versão do chocolate em breve, sem revelar, por enquanto, o preço e data.

As críticas de que quem conseguiu provar multiplicam-se nas redes sociais. Uma utilizadora no Instagram elogia o sabor do recheio e a textura simultaneamente crocante e cremosa, enquanto outra realça também o quão crocante é e que o “problema” é “ficar viciada” neste chocolate. Também no site Fix Dessert Chocolatier, que criou o chocolate original, há quem diga que “parece que o céu estava na minha boca”, “literalmente não me canso de o comer” ou “o melhor de sempre”.

“Estávamos a receber seis a sete encomendas por dia e agora recebemos 100 encomendas por minuto”, contou Sarah Hamouda, fundador da Fix Dessert Chocolatier, à CNN. Revela ainda que, como as barras de chocolate são feitas artesanalmente, ainda não estão prontos para exportar mundialmente.

A curiosidade em provar o famoso chocolate reuniu centenas de pessoas na loja da Lindt na cidade alemã de Aachen, em novembro de 2024. Houve até mesmo quem acampasse, relata o jornal The Independent. No festival South by Southwest (SXSW) no Texas, nos Estados Unidos, onde a marca original esteve presente, a fila para provar o chocolate do Dubai estendia-se por várias centenas de metros.

Para aqueles que querem provar, mas não conseguem encontrar o chocolate, há criadoras de conteúdos nas redes sociais que ensinam a fazer esta iguaria. Cada vídeo conta com milhares de visualizações.