
Todos os distritos de Portugal continental estão este sábado sob aviso amarelo, devido à chuva forte, trovoada e granizo.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para que os avisos, que vigoram desde as 00:36, só sejam levantados depois das 18:00.
O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado e aguaceiros por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência do litoral para o interior a partir do meio da tarde.
A previsão do IPMA aponta ainda para vento em geral fraco a moderado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A situação deverá melhorar este domingo, não havendo previsão de avisos. Podem, ainda assim, ocorrer alguns aguaceiros, em geral fracos e pouco frequentes.
O que esperar do tempo até ao final de abril?
A instabilidade no estado do tempo irá continuar as próximas semanas, com as previsões meteorológicas a apontarem para um "período de transição", explica à SIC Notícias o climatologista Carlos Pires.
"De acordo com as previsões sazonais do Centro Europeu, pelo menos até mais uma semana ainda teremos anomalias positivas da precipitação.
Na quarta semana de abril já entramos em situação dentro da norma, mas ainda não se prevê quando é que vá haver, francamente, uma sequência de dias solarengos que todos desejamos", refere Carlos Pires.