A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 desta quarta-feira 71 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, a maioria inundações, condições meteorológicas que causaram pelo menos dois feridos.

Foram registadas 71 ocorrências no território nacional relacionadas com a depressão Garoe durante a madrugada, num total 180 desde as 20h00 desta terça-feira, confirmou à SIC fonte da ANEPC.

No distrito de Aveiro, mais concretamente na freguesia de Lourosa, pelo menos duas pessoas ficaram feridas na sequência de uma queda de um muro provocada pela chuva torrencial.

No distrito de Aveiro, a chuva forte alagou ainda casas, garagens e estradas. Há ainda registo de estradas inundadas em Valpaços e em Leiria.

Em declarações à agência Lusa, Elísio Pereira da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, acrescenta que a maioria das ocorrências registadas durante a madrugada (51) foram inundações.

“As zonas mais afetadas foram o Algarve com 14, a Península de Setúbal com 13, Grande Lisboa com oito e as restantes foram repartidas pelo restante território em número menor”.

Entre as ocorrências, a Proteção Civil destaca uma situação de vento extremo, na Península de Setúbal.

"Registámos um [caso] de vento extremo na Estrada Nacional 253 entre Alcácer do Sal e Comporta, numa zona onde não há habitações. Registaram-se aqui quedas de árvores e de linhas elétricas. A circulação rodoviária já foi restabelecida entretanto e neste momento as empresas de comunicação avaliam os danos nas suas infraestruturas. Não temos informação de pessoa e habitações afetadas", disse , Elísio Pereira à Lusa.

A ANEPC emitiu na segunda-feira um alerta à população para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental até esta quarta-feira, com chuva forte, acompanhada de trovoada e granizo, e alerta para medidas preventivas.

Vários distritos sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto sob amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente granizo até às 18:00 desta quarta-feira.

Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 00:00 de quinta-feira.Por causa da agitação marítima, os distritos de Lisboa, Faro, Setúbal e Beja sob aviso laranja até às 09:00 desta quarta-feira, passando depois a amarelo até às 15:00.

Também o arquipélago da Madeira está com aviso amarelo até às 15:00 de quinta-feira por causa do estado do mar e até às 03:00 de quinta-feira devido à chuva por vezes forte.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Com Lusa