Cinco pessoas foram baleadas durante o desfile do Dia das Índias Ocidentais Americanas, em Nova Iorque, na segunda-feira, no mais recente caso de violência que atenta contra uma das maiores celebrações anuais da cultura caribenha, segundo a polícia.

Um homem armado, que tinha como alvo um grupo específico de pessoas, abriu fogo ao longo do percurso do desfile, em Brooklyn, por volta das 14:35 locais (18:35 TMG), informou o chefe de patrulha da polícia de Nova Iorque, John Chell.

O desfile tinha começado horas antes, com milhares de foliões a dançar e a marchar pela Eastern Parkway, uma das principais artérias do bairro.

Duas pessoas ficaram gravemente feridas, revelou Chell, adiantando que as outras três vítimas deverão sobreviver aos ferimentos.

O atirador encontra-se em fuga.

"Isto não foi aleatório", afirmou John Chell. "Foi um ato intencional de uma pessoa contra um grupo de pessoas. Não temos, de modo algum, nenhum atirador ativo ou qualquer coisa dessa natureza a circular pela Eastern Parkway neste preciso momento. O desfile está a decorrer e continuará até ao final da noite", anunciou.

Um operador de vídeo da Associated Press, que se encontrava nas imediações quando os tiros soaram, viu, pelo menos, duas pessoas a serem tratadas do que pareciam ser ferimentos na cara e no braço.

A polícia isolou uma área adjacente ao percurso do desfile, onde colocou marcas a assinalar o local do crime.

A polícia nova-iorquina pediu que aos transeuntes que forneçam quaisquer imagens de vídeo que possam ter registado do tiroteio.