A Citroën anunciou que deu início à produção do C3 na fábrica da Stellantis em Kragujevac, na Sérvia, de forma a responder à procura do novo modelo da marca.

Este reforço da capacidade de produção do C3 na Sérvia complementa a produção do modelo em Trnava, na Eslováquia, e surge na sequência de um acordo entre a Stellantis e o Ministério da Economia da Sérvia, que permitiu modernizar a fábrica entre 2022 e 2024 para acolher a nova plataforma Smart Car e favorecer a produção de modelos elétricos.

A unidade de Kragujevac emprega mais de mil pessoas e apresenta um elevado nível de qualidade e produtividade, baseando-se em linhas de produção modernas, automatizadas e robotizadas.

De acordo com a marca francesa, desde o seu lançamento, no último trimestre de 2024, o novo C3 já totalizou mais de 130.000 encomendas. Além disso, 30% das vendas do C3 desde o seu lançamento foram da versão elétrica.

No final do primeiro trimestre de 2025, o novo C3 estava firmemente posicionado em terceiro lugar nos mercados francês e italiano e ocupava o segundo lugar nas vendas de automóveis elétricos em França.

Recorde-se que a quarta e nova geração do Citroën C3 fica na história por dar o tiro de partida da democratização do veículo elétrico na Europa. O utilitário gaulês, com cerca de quatro metros de comprimento, estreou uma versão 100% elétrica ë-C3, com bateria de 44 kWh de capacidade e motor elétrico de 113 cv, para uma autonomia de até 320 km no ciclo WLTP.

O novo C3 oferece ainda mais conforto a bordo com a adoção da suspensão Citroën Advanced Comfort, que complementa os bancos Advanced Comfort redesenhados e o conceito C-Zen lounge no painel de bordo. Adotando os códigos SUV, mantém as formas compactas e a agilidade da versão anterior, ao mesmo tempo que oferece mais espaço e um acesso mais fácil ao habitáculo.

Para além da versão 100% elétrica o C3 está ainda disponível numa versão a gasolina e numa variante híbrida de 48 V.