
A iniciativa '+ Comércio Local' representou, num mês, um impacto económico de 1,7 milhões de euros, tendo sido entregues 87.650 cupões. Isso mesmo deu conta Cristina Pedra, hoje, na entrega dos prémios do primeiro sorteio referente à 4.ª edição 2025. A iniciativa visa dinamizar o tecido económico da cidade e incentivar a compra nos estabelecimentos locais.
Segundo explica, nesta primeira fase, foram entregues 20 vales no valor de 250 euros cada, totalizando 5.000 euros em prémios. Os vales poderão ser utilizados nos estabelecimentos comerciais aderentes, "promovendo a economia circular e beneficiando diretamente os negócios locais". Os cupões vencedores foram atribuídos a compras realizadas em 14 estabelecimentos distribuídos pelas freguesias da Sé, São Pedro e Santa Luzia.
Cristina Pedra reforça a "aposta contínua num Funchal dinâmico" em que o objectivo é “potenciar o negócio não só no centro, mas envolvendo todas as freguesias do concelho”, criando a oportunidade de “fomentar mais negócio nas empresas locais, mas também maior rendimento disponível para as pessoas que compram no comércio do Funchal”.
A edição deste ano já bateu recordes, nomeadamente no que diz respeito ao número de estabelecimentos aderentes, num total de 339, o que representa um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Esta iniciativa para o comércio local abrange diversas áreas do comércio e serviços, com destaque para a restauração — restaurantes, cafés, bares e pastelarias — que participa pela primeira vez, com 67 estabelecimentos inscritos. Além da restauração, outras áreas com forte adesão incluem o pronto-a-vestir e acessórios (46), comércio de produtos alimentares (38), institutos de beleza (35) e ótica (18).
A cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Cristina Pedra, bem como representantes da ACIF-CCIM, da ARAE, das Juntas de Freguesia e dos estabelecimentos comerciais cujos cupões foram premiados, além dos consumidores contemplados.