Uma criança de seis anos morreu depois de no fim de semana passado ter recorrido duas vezes às urgências do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel. A menina terá sido observada e recebido o diagnóstico de otite.

A morte da criança aconteceu dois dias depois de ter sido admitida pela primeira vez nas urgências. Segundo a informação recolhida, o atendimento a casos agudos do hospital de Ponta Delgada estava a ser assegurado na CUF, uma parceria que existe devido ao incêndio no hospital em maio de 2024.

O diagnóstico de otite foi feito na noite de sexta-feira da semana passada. A criança não melhorou, tendo mantido febre alta e, por isso, readmitida nas urgências no dia seguinte. A morte acabaria por acontecer horas na madrugada de domingo.

À RTP-Açores, os responsáveis do Hospital do Divino Espírito Santo adiantaram que a unidade está a prestar apoio psicológico aos pais.

O caso está já sob a alçada do Ministério Público (MP), segundo a RTP-Açores. Numa nota enviada ao Notícias ao Minuto, a própria Procuradoria-Geral da República explicou que “confirma-se a instauração de inquérito para averiguação da causa de morte, tendo sido determinada a realização de autópsia médico legal".