O balanço do ataque com faca na cidade de Southport, em Inglaterra, subiu esta madrugada. Uma menina de 9 anos, de nacionalidade portuguesa, não resistiu aos ferimentos.
A informação avançada pela CMTV foi confirmada à SIC pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que adiantou que a menina vivia com os pais, naturais da Madeira, em Southport e que faria 10 anos no próximo mês de outubro.
“O nosso cônsul-geral em Manchester contactou a família. Sabemos que os pais estão em estado de choque, (…), foram transmitidas as condolências a uma tia e disponibilizámo-nos para apoiar aquela família naquilo que seja necessário (…). Como estamos a falar de um país, onde o apoio social está muito desenvolvido (…) penso que todas as diligências de natureza formal e administrativas serão acauteladas, mas daquilo que nos diga respeito estamos naturalmente disponíveis para apoiar aquela pobre família”, disse o governante.
Também a polícia confirmou que o balanço mais recente dá conta de três vítimas mortais, todas crianças entre os 6 e os 9 anos. Há ainda, cinco crianças e dois adultos internados em estado crítico.
O suspeito, que foi detido, é um jovem de 17 anos que vivia numa localidade a cerca de oito quilómetros do local do ataque, segundo a polícia de Meyerside. A faca usada no ataque foi apreendida.
O ataque ocorreu ao início da tarde desta segunda-feira num centro comunitário, onde estava a decorrer um evento de dança e ioga para crianças dos seis aos 11 anos.
As motivações do ataque estão sob investigação, mas a polícia esclarece que, para já, não está a tratar o incidente com um ato de terrorismo.