
A criminalidade violenta e grave aumentou no ano passado na maioria dos distritos, sendo mais acentuada em Santarém, Leiria e Castelo Branco, revela o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), que destaca as descidas em Lisboa e Setúbal.
O RASI referente a 2024, aprovado pelo Conselho Superior de Segurança Interna, esta segunda-feira, e que segue para o Parlamento, dá conta que as maiores subidas da criminalidade violenta e grave registaram-se no distrito de Santarém (+ 33,3% do que em 2023), Castelo Branco (+ 30,5%), Portalegre (+ 3,4%) e Leiria (+ 28,2%).
Nos distritos do Porto e Faro também aumentou a criminalidade violenta e grave, mais 4,8% e 9,9% respetivamente. Por sua vez, o distrito que registou a maior descida neste tipo de criminalidade foi a Guarda (-25%).
O RASI salienta igualmente a descida de 6,3% em Setúbal e de 1,86% em Lisboa, distritos que concentram a maioria da criminalidade, à semelhança do Porto.
Em relação à criminalidade geral, apenas Coimbra e Évora apresentam uma ligeira subida (+0,2% e +0,1% respetivamente). Neste parâmetro, o relatório destaca as descida em Lisboa (-7,6%) e Setúbal (-5,1%).
Com Lusa