A semana começou com a notícia da 'morte' da mascote do Duolingo, a plataforma que oferece cursos de mais de 40 línguas, que se tornou viral nos quatro cantos do mundo. O desaparecimento da famosa coruja verde chamada "Duo", apontada como uma estratégia de marketing, chamou rapidamente à atenção de personalidades e entidades mundiais.

“É com pesar que vos informamos que o Duo, formalmente conhecido como a coruja do Duolingo, morreu. As autoridades estão atualmente a investigar a causa da morte e estamos a cooperar plenamente. Provavelmente, morreu à espera que fizessem a vossa lição, mas que sabemos nós?".

As reações à morte de 'Duo'

As reações à morte da coruja verde não tardaram em chegar.

A 'paixão avassaladora' da mascote do Duolingo, pela cantora Dua Lipa, era bem conhecida dos utilizadores da plataforma e a estrela da música pop fez questão de reagir com uma mensagem emotiva: "Até que a morte nos separe".

As reações mais inesperadas foram da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Espacial Europeia (ESA) que utilizaram as redes sociais para lamentar a morte da mascote.

"Que a tua causa de morte seja identificada o mais rapidamente possível. De uma coisa temos a certeza: Não é varíola, porque a doença está erradicada desde 1980", escreveu a OMS, na rede social X (antigo Twitter) .

Já a ESA partilhou uma fotografia do 'Duo' a vaguear pelo espaço com a mensagem: "Alguém se esqueceu do fato espacial...". A Netflix também partilhou um vídeo da sua famosa série "Squid Game" com a frase: "Duo, a coruja, foi eliminada."

A mais recente reação foi da própria rede social X, propriedade de Elon Musk. A plataforma recordou a morte do famoso pássaro azul, símbolo do Twitter, que 'morreu' pouco depois do magnata da Tesla e SpaceX ter adquirido a rede social.

Afinal, qual foi a causa da morte?

Um dia depois do anúncio, a causa da sua morte foi finalmente revelada: atropelamento e fuga por um Tesla Cybertruck em alta velocidade num parque de estacionamento.

Duo Keyshauna Renee Lingo, mais conhecido como 'Duo', é a mascote oficial do Duolingo desde o seu lançamento, no verão de 2012.

A coruja verde, que nasceu no ano de 1000 a.C., tornou-se popular por aderir às tendências que circulam na internet - os famosos 'memes' - e pelas suas mensagens de incentivo (ou não) enviadas aos utilizadores da plataforma.

O Duolingo oferece diversos cursos e cada aula corresponde a um nível. À medida que os utilizadores vão cumprindo essas mesmas aulas e os desafios diários vão recebendo pontos, ao mesmo tempo que vão aprendendo novos idiomas.