Esta semana, entre quinta (21) e sexta-feira (22), o Norte e Centro do país poderão ser atingidos por uma superfície frontal fria, provocada pela depressão "Caetano", que passará pela Península Ibérica. Algumas regiões de Espanha vão estar sob aviso laranja devido à agitação marítima e vento forte, mas Portugal deverá passar "ao lado" do mau tempo.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esperam-se períodos de chuva e vento forte com rajadas até 70 km/h nas terras altas destas regiões. A agitação marítima na costa ocidental, nesses mesmos dias, será de "noroeste não passando os três metros de altura", informa o instituto.

Na quinta-feira (21), o Norte e Centro do país vão registar períodos de chuva fraca, em especial a partir da tarde. A temperatura mínima vai sofrer uma ligeira subida.

" Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas, em especial nas regiões Norte e Centro, com rajadas até 70 km/h a partir da tarde", refere o IPMA .

No dia seguinte, sexta-feira (22), o céu vai estar "muito nublado", situação que poderá melhorar a partir da tarde, nas regiões do Baixo Alentejo e Algarve. Já no Norte e Centro do país, ao final da manhã, estão previstos períodos de chuva intensa.

"V ento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante oeste, por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas até ao final da manhã, rodando gradualmente para o quadrante sul a partir da tarde", acrescenta .