1 - KAMALA À FRENTE NO IOWA
Estamos a olhar apenas para sete estados indecisos (Wisconsin, Michigan, Pensilvânia na Rust Belt; Carolina do Norte; e depois Arizona, Nevada e Geórgia na Sun Belt), mas não é impossível que haja uma surpresa na noite eleitoral.
Trump tem ido a estados fora das contas eleitorais republicanos (Colorado, Novo México e agora Virgínia); Harris chegou a ir à Flórida e ao Texas, ainda que não seja para levar muito a sério que os democratas consigam vencer em algum desses dois estados neste ciclo eleitoral - poderão vir a fazê-lo talvez daqui a quatro ou oito anos. Mas ontem surgiu uma eventual surpresa ainda maior: o Iowa, estado onde Trump bateu Biden há quatro anos por 8.1%, mas em que Kamala Harris surge à frente por três pontos na última sondagem Des Moines Register (28 a 31 out, 808 votantes prováveis).
Como é que isto pode ser possível? Por um grande apoio de mulheres brancas e independentes do Iowa, estado com cerca de 90% de brancos. Se isso acontecer, o mapa eleitoral pode oferecer outro tipo de soluções à candidatura democrata.
2 - O VOTO ANTECIPADO DISPARA
Depois de uns primeiros dias não muito animadores, o voto antecipado disparou desde o meio da última semana. Já perto de 80 milhões de norte-americanos votaram, muito acima dos 46 milhões que votaram antecipadamente em 2012 e dos 50 milhões em 2016. É certo que abaixo dos 101 milhões de 2020, mas num ano extraordinário, por força da pandemia.
Com estes sinais: mais republicanos a votar em estados como Arizona, Geórgia, Nevada ou Carolina do Norte - muito puxados pelos homens. Nos três estados da Cintura da Ferrugem, vantagem democrata (57-33 na Pensilvânia, 46-43 no Michigan, 34-25 no Wisconsin), sendo que na Pensilvânia se nota uma enorme vantagem de mulheres democratas, que nos novos votantes estão em mais do dobro das mulheres republicanas.
Uma interrogação: que surpresa pode acontecer nas próximas horas?
Estados decisivos:
- WISCONSIN: Kamala 50 / Trump 48 (Marist, 27/30 out)
- CAROLINA DO NORTE: Trump 51 / Kamala 47 (Atlas Intel, 1a 2 nov)
- ARIZONA: Trump 52 / Kamala 46 (Atlas Intel, 1a 2 nov)
Voto popular: Trump 48 / Kamala 48 (TIPP, 1 a 2 nov)