1 -- Os republicanos sobem nos eleitores registados da Pensilvânia
Em novembro de 2020, 47% dos eleitores na Pensilvânia eram democratas registados, para apenas 39% de republicanos. Isso foi uma vantagem de oito pontos. Hoje, a diferença reduziu para metade: de oito para apenas quatro pontos (44/40). Em apenas quatro anos, essa é uma grande mudança.Harry Enten, do centro de sondagens da CNN Internacional, explica:
“No tema da identificação partidária, o Partido Republicano lidera por um ponto na identificação partidária neste momento. A média quando o Partido Republicano perde as eleições é a de os Democratas estarem à frente por oito. Quando o Partido Republicano vence, a vantagem média de identificação partidária para os Democratas é de três. Ora, isto parece ser um indicador de que o Partido Republicano estará bem colocado para vencer a Pensilvânia.”
2 – Subida à custa dos brancos pouco qualificados
Se olharmos para os condados da Pensilvânia onde o Partido Republicano ganhou registo, em condados onde menos de 50% da população são eleitores brancos não universitários, os republicanos ganharam apenas um ponto percentual. Mas em áreas onde mais de 50% são brancos sem estudos universitários, os republicanos ganharam seis pontos em média.
O GOP está a subir na Pensilvânia em áreas onde costuma ser forte: áreas não universitárias dominadas por brancos, regiões carboníferas no nordeste, sudoeste fora de Pittsburgh.
Uma Interrogação: Será que a subida de eleitores republicanos registados dará a vitória a Trump na Pensilvânia, ou Kamala ainda pode vencer se conseguir acionar a sua própria mobilização?
Estados Decisivos:
Pensilvânia -- Kamala 50 / Trump 47 (NYT/Siena, 7 a 10 out)
Georgia -- Trump 49 / Kamala 48 (The Hill/Emerson, 5 a 8 out)
Michigan -- Trump 49 / Kamala 49 (The Hill/Emerson, 5 a 8 out)
Voto Popular: Kamala 51 / Trump 48 (CBS News, 8 a 11 outubro)