1 - Os suburbanos podem ser a última salvação de Kamala

A estratégia de Kamala nestes dias finais passa muito por subir nos eleitores suburbanos, como os de Milwaukee, para compensar bolsas de fraqueza na coligação Democrata.

Trump alienou uma parte considerável dos eleitores suburbanos com formação universitária que ajudam a decidir as eleições presidenciais, acelerando o seu afastamento do Partido Republicano. Harris precisa deles para neutralizar o que, aparentemente, está a perder nos homens negros e hispânicos.

A divisão política dos EUA já foi a divisão entre as cidades democráticas e os subúrbios republicanos. Essa divisão atravessa agora cada vez mais os próprios subúrbios, com enclaves internos como o de Milwaukee a tornarem-se roxos (oscilantes) ou azuis (democratas) e os exteriores – e áreas rurais – a permanecerem vermelhos (republicanos).

LON HORWEDEL/LUSA

2 - Harris bem colocada mesmo nos brancos suburbanos

Sondagem Wall Street Journal sobre os sete estados decisivos mostra Harris liderando Trump por 7 pontos percentuais nas áreas suburbanas, 51% a 44%. O Presidente Biden ganhou nas áreas suburbanas por 10 pontos percentuais em 2020, embora essa percentagem tenha sido para os subúrbios em todo o país, incluindo em estados fortemente democratas.

O mesmo estudo coloca Kamala à frente de Trump por 52/43 entre os eleitores brancos com diploma universitário nos sete estados decisivos. Trump há muito que critica as cidades governadas pelos democratas e explora temas como o crime, a imigração e a habitação de baixos rendimentos poderem espalhar-se para os subúrbios, onde vive cerca de metade do eleitorado.

Quase metade dos eleitores suburbanos dos estados decisivos (48%) considera Trump “mais extremista” que Kamala, apenas 34% considera o contrário.

Uma Interrogação: Será que Kamala desempenhará ao nível de Joe Biden no voto suburbano dos estados da Rust Belt?

Estados decisivos:

Geórgia -- Trump 48 / Kamala 46 (Trafalgar Group, 24/26 out)

Wisconsin -- Trump 48 / Kamala 47 (USA Today/Suffolk, 20/23 out)

Nevada -- Kamala 49 / Trump 48 (Bloomberg, 16 a 20 out)

Voto popular: Kamala 48 / Trump 47 (TIPP, 26 a 28 out)