O semanário Expresso revela, esta quarta-feira, que nove mil credenciais do Portal das Finanças foram divulgadas. O Ministério das Finanças assegura que não está em causa um ciberataque.

A lista de credenciais foi divulgada em agosto mas passou despercebida até esta quarta-feira.

Para proteger as contas, o Governo cancelou o acesso aos portais cujas senhas foram divulgadas, obrigando os utilizadores a subsituirem as palavras-passe.

“Logo que tomou conhecimento da existência da mesma lista, a Autoridade Tributária desencadeou de imediato o procedimento estabelecido para estas situações, revogando as senhas de acesso comprometidas, obrigando os respetivos contribuintes a substituírem as suas senhas no próximo acesso ao Portal das Finanças”, assegura o Ministério das Finanças.

Terá sido o recente ataque à chave móvel digital que levou à descoberta do documento com as senhas do Portal das Finanças.

Recorde-se que no passado dia 10 de outubro, as infraestruturas da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foram alvo de um ciberataque, tendo a entidade informado "que se encontrava com uma disrupção na sua rede em virtude de um ataque informático ('ransomware') e, por isso, esteve, preventivamente, indisponível o acesso a diversas plataformas e serviços digitais".

Apesar de estar ainda em fase de resolução, esta terça-feira, o Ministério da Juventude e Modernização informou que "até ao momento não existe evidência de exfiltração" de dados no ciberataque que a AMA foi alvo.

A AMA, por seu lado, agredece “a compreensão e colaboração de todos os cidadãos, empresas e entidades parceiras face aos constrangimentos causados” e avisa que “não vai solicitar, por qualquer canal, informações pessoais para recuperação de credenciais da Chave Móvel Digital (CMD) ou para aceder a serviços. Esses eventuais contactos devem ser ignorados pelo cidadão”.