
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo que o encontro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre a Ucrânia pode acontecer "muito em breve", mas que não há data definida.
Donald Trump, questionado por um jornalista sobre o momento para uma reunião com o Presidente russo, respondeu que "nenhuma data foi definida, mas pode ser muito em breve", embora Moscovo tenha adiantado, na quinta-feira, que poderia demorar "vários meses" a ser organizada.
Ucrânia não vai participar na reunião entre Rússia e EUA na Arábia Saudita
As declarações do Presidente norte-americano antecedem as conversações, na Arábia Saudita, entre uma delegação liderada pelo seu chefe de diplomacia, Marco Rubio, que está atualmente em digressão pelo Médio Oriente, e negociadores russos.
A presença de representantes ucranianos nesta reunião permanece incerta, com o secretário de Estado norte-americano a dizer que desconhecia também detalhes da equipa de negociadores enviada por Moscovo.
"Nada foi finalizado ainda", disse Marco Rubio sobre as negociações com a Ucrânia, acrescentando, numa entrevista à CBS, que estas negociações seriam uma oportunidade para iniciar "uma conversa mais ampla que envolveria a Ucrânia e a questão do fim da guerra".
"Acho que ele quer parar de lutar", disse também Donald Trump sobre Putin este domingo, recordando a sua conversa telefónica na quarta-feira com o Presidente russo, que surpreendeu os aliados europeus de Washington.
O Presidente norte-americano revelou ainda que Steve Witkoff, um dos seus principais conselheiros para os assuntos internacionais - esperado na Arábia Saudita para estas conversações - se encontrou com Vladimir Putin durante "cerca de três horas", sem especificar a data.
O Kremlin (presidência russa) afirmou na quinta-feira que ainda não havia "nenhuma decisão" sobre a data do encontro entre os líderes russo e norte-americano, e que poderia demorar "vários meses" a ser organizada.
"Até ao momento, não foi tomada qualquer decisão. Será necessário tempo para preparar este encontro. Pode levar semanas, ou um mês, ou vários meses", afirmou o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, numa entrevista ao canal russo Pervy Kanal.