A nova administração da Casa Branca liderada pelo presidente Donald Trump, parece disposta a acelerar o desenvolvimento de veículos autónomos e para isso pretende melhorar a regulamentação a que estão sujeitos estes veículos.

Segundo avança a “Bloomberg”, Trump pretende dar prioridade em estabelecer regras federais para veículos totalmente autónomos dentro do Departamento de Transportes, para o qual nomeou Sean Duffy, tendo em conta que as regras atuais são consideradas como muito restritivas.

Além disso, as atuais regras permitem que os construtores coloquem na estrada um máximo de 2500 veículos autónomos por ano, o que certamente é visto como um travão ao desenvolvimento deste tipo de veículos.

Desta forma, a redução de regras que impõem um travão ao desenvolvimento e comercialização de veículos autónomos, vão certamente beneficiar Elon Musk e a Tesla, que pretende iniciar a produção em massa de veículos autónomos em 2026.

A marca liderada por Musk, forte apoiante do novo presidente dos EUA, revelou recentemente dois modelos de condução autónoma, o Cybercab e o Robovan que a empresa de veículos elétricos pretende disponibilizar a clientes particulares para além de frotas.

No caso do Cybercab, Elon Musk, afirmou que a produção deverá começar em 2026, apesar de considerar que a data pode ser otimista, até porque o modelo tem de ser aprovado pelas entidades competentes antes do início das vendas, mas adiantou que o veículo totalmente autónomo deverá ter um preço inferior a US$ 30 000, ou seja menos de €28 000.

Outra das apostas da Tesla na condução autónoma é o Robovan, protótipo que antecipa um autocarro totalmente elétrico que pode acomodar até 20 passageiros ou ser usado para transportar mercadorias.

Neste sentido é de esperar que nos próximos tempos venham a surgir novidades e uma proposta de lei para uma regulamentação menos restritiva destinada aos veículos autónomos, o que pode permitir alavancar ainda mais o desenvolvimento desta indústria nos EUA.