
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que pode vir a impor à União Europeia uma taxa de 25% sobre as importações de automóveis, a partir de 2 de abril, bem como taxas semelhantes ou mais elevadas sobre produtos farmacêuticos e chips semicondutores.
“A União Europeia tem sido muito injusta para connosco. Temos um défice de 350 mil milhões de dólares. Não aceitam os nossos automóveis, não aceitam os nossos produtos agrícolas, não aceitam quase nada, aceitam muito pouco. Vamos ter de corrigir isso e vamos fazê-lo. Não tenho dúvidas”. Não tenho dúvidas sobre isso”, disse Trump em Mar-a-Lago, no âmbito de uma cerimónia de assinatura do decreto-lei e tem repetido ao longo de várias intervenções.
Trump indicou que as empresas teriam tempo para deslocalizar as suas fábricas para os EUA, antes de serem anunciadas novas taxas.
Este novo anúncio do presidente dos EUA é o mais recente dos planos de aumento de tarifas que Trump quer impor, aumentando ainda mais o risco de uma guerra comercial entre os EUA e os seus parceiros globais.
Recorde-se que os automóveis e os produtos farmacêuticos são duas das principais exportações da União Europeia (UE) para os EUA, e os fabricantes europeus de automóveis poderão assim enfrentar desafios crescentes se Trump impuser taxas de importação compostas sobre os produtos provenientes do México e do Canadá.