A DS Automobiles, marca de luxo francesa da Stellantis, apresentou o novo porta-estandarte da marca, o DS N°8, que encarna um novo formato de SUV Coupé, totalmente elétrico e que é o primeiro modelo de produção da marca a utilizar a arquitetura STLA Medium da Stellantis.

Com um design exterior é inspirado no conceito DS Aero Sport Lounge, com foco na aerodinâmica, com linhas alongadas e afiladas que permitiram alcançar um coeficiente de arrasto de 0,24 cd, permitindo que maior autonomia com uma única carga.

Na frente, o destaque é a grelha iluminada DS LuminascreenN, uma inovação no mundo automóvel, ilumina-se através de faixas verticais e de um logo DS iluminados. Os faróis finos DS Pixel Vision são combinados com DRLs afilados que se estendem em direção ao para-choques.

O DS N°8 é o primeiro modelo da gama DS a adaptar uma assinatura luminosa vertical na traseira. Com inspiração direta do DS Aero Sport Louge, faz referência à emblemática assinatura vertical da frente, permitindo um reconhecimento instantâneo do DS N°8. O formato triédrico das DS Lightblade traseiras otimiza a separação do fluxo de ar, permitindo um ganho de 1 dm² de SCx, ou seja, 4 km (WLTP) ou 5 km em autoestrada. Outro elemento distintivo são os pilares C, com uma inclinação acentuada, que se assemelham a contrafortes voadores.

A silhueta do DS N°8 adota um perfil alargado, estreito e afilado, ilustrado por uma linha de tejadilho que se estende até à porta da bagageira, onde de integra um spoiler.

A DS revelou que o °8 foi pensado em torno de um subtil equilíbrio entre superfícies fluidas e atraentes nos flancos, contrastando com linhas cinzeladas e incisivas à frente e atrás. À imagem do DS Aero Sport Lounge, a pintura mais abrangente em dois tons coloca em destaque um negro profundo. Presente no tejadilho, este prolonga-se pelo capô, estendendo-se até à grelha. Esta bitonalidade alargada reforça o caráter e a elegância da silhueta e representa um piscar de olhos aos tempos gloriosos das carroçarias francesas.

A tecnologia “Paintjet” utilizada na criação desta superfície negra do capô em dois tons representa uma estreia mundial em produções de grande volume. O seu processo de aplicação elimina a necessidade de uma fase de cozimento, limitando, assim, as emissões de gases com efeito de estufa.

A DS revelou que o novo Nº8 é proposto em cinco cores de carroçaria, sendo três delas uma novidade: Azul Topaze, Cinzento Palladium e Branco Albatre, que se juntam às tonalidades: Cristal Pearl e Preto Perla Nera.

No interior, o DS N°8 desvenda um habitáculo requintado, exalando uma sensação de conforto e serenidade. Todos os interiores do DS N°8 possuem materiais nobres, incluindo alumínio escovado com densidade e acabamento notáveis, utilizado em vastas superfícies.

Outro dos destaques do interior é o amplo painel de bordo envolve os ocupantes e ilustra o espírito sem costuras (“Seamless Design”). É simultaneamente decorativo, como uma peça de artesanato, e técnico, com a integração do sistema de som, das saídas de ar e das assinaturas de luz.

Destaque ainda para o painel de instrumentos digital de 10,25’’ posicionado por trás de um volante de quatro raios e um amplo ecrã de infoentretenimento de 16’’ virado para o condutor, que pode ser controlado por reconhecimento de voz. A consola central flutuante, com os seus painéis de controlo sensíveis ao toque, parece ter sido retirada diretamente de um concept car.

Com inspiração no concept DS Aero Sport Lounge, os bancos de conceção envolvente apresentam uma morfologia elegante, com integração direta dos apoios de cabeça. O uso de mousses de alta densidade e a colocação de suportes laterais das costas ajustáveis completam o conforto dos bancos. À frente contam com função massagem, ventilação e aquecimento.

Atrás, os ocupantes beneficiam de um conforto postural minuciosamente estudado, contando com amplo espaço para os joelhos, uma altura ao tejadilho de 84 cm e de costas de bancos inclinadas a 30°, oferecendo uma modularidade 40/20/40. Os assentos e as costas contam com ventilação e aquecimento para um conforto compl

Os designers da DS incorporaram ainda iluminação ambiente para acentuar as inserções do painel de instrumentos, que fluem perfeitamente para os painéis das portas. Além disso, um sistema áudio Electra 3D da Focal com 14 altifalantes e um amplificador de 690 W, acrescenta um toque final de luxo ao habitáculo.

O DS N°8 pode contar ainda com um tejadilho panorâmico em vidro serigrafado de grandes dimensões que maximiza a altura interior ao teto, preservando a aerodinâmica e oferecendo aos passageiros um ambiente interior repleto de luz.

Em matéria de arrumação, o novo porta-estandarte da DS apresenta uma bagageira de volume considerável – até 620 litros sob a prateleira da bagageira – em forma de paralelepípedo, facilitando a sua utilização. O portão da bagageira, com sistema de abertura motorizado e regulável numa grande amplitude (185 cm sob a porta da bagageira), permite aceder à mesma sem que o utilizador tenha de se curvar. A profundidade do espaço, de 1,16 m, permite carregar objetos compridos sem ter de rebater as costas dos bancos traseiros.

O novo DS Nº8 vai estar disponível com três motores 100% elétricos – de 230 cv, 245 cv e 350 cv – tendo a versão mais potente a particularidade de contar com dois motores elétricos e quatro rodas motrizes.

Todos os motores beneficiam de um extra de potência que, pontualmente, acrescenta 30 cv suplementares às versões FWD, ou seja 260 cv, ou 35 cv à versão FWD Long Range, significando 280 cv totais, e 25 cv à versão AWD Long Range, para um total de 375 cv de potência.

O DS N°8 estará disponível com duas composições de baterias, com uma autonomia máxima anunciada de até 750 km. A primeira tem uma capacidade útil de 74 kWh, equipando o DS N°8 FWD (230 cv). A segunda com uma capacidade útil de 97,2 kWh, vai estar disponível para as versões FWD e AWD Long Range, de 245 e 350 cv respetivamente.

A DS Automobiles anunciou ainda que o novo Nº8 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos na versão AWD Long Range e 5,7 e 7,8 segundos nas variantes FWD. Já a velocidade máxima é limitada a 190 km/h.

Beneficiando de uma potência de carga máxima de 160 kW e constante entre os 20% e os 55% do nível de carga e à presença de um dispositivo de pré-condicionamento da bateria, permite carregamentos de 20% a 80% da carga em 27 minutos num carregador rápido. Tal representa uma recuperação de 200 km de autonomia em apenas 10 minutos.

A DS anunciou que o novo Nº8 totalmente elétrico vai chegar será lançado na Europa a partir de meados de 2025.