1738 - Clemente XII publica a bula "In Eminenti", condenando a Maçonaria.

1789 - Revolta na Bounty. Motin dos marinheiros, contra o capitão William Bligh, no Pacífico Sul.

1855 - Nasce o pintor José Malhoa.

1876 - A rainha Vitória é proclamada Imperatriz da Índia.

1886 - É inaugurado o Monumento aos Restauradores de 1640, em Lisboa.

1911 - Juiz da 1.ª Vara Cível de Lisboa pronuncia sentença favorável ao requerimento que a médica Carolina Ângelo apresentara, na comissão recenseadora do 2.º Bairro (Lisboa), pedindo para ser incluída nos cadernos eleitorais.

1912 -- Disputa-se o primeiro FC Porto-Benfica da história.

1918 - Sidónio Pais modifica a lei eleitoral, sem consultar o Congresso, e é eleito Presidente da República por sufrágio direto dos cidadãos eleitores, obtendo 470 831 votos.

1919 - Começa a ser construída a Capelinha das Aparições, na Cova da Iria.

1945 - Greves de trabalhadores rurais em Montemor-o-Novo, Ermidas-Sado e Almeirim, contra a falta de géneros alimentares e a subida dos preços.

- Mussolini e Clara Petaci são executados no Lago Como, quando tentavam a fuga de Itália para a Suíça.

1946 -- Goleada histórica num jogo de futebol entre o Benfica e o Sporting: Benfica 7 - Sporting 2.

1954 - Paquistão, Birmânia, Indonésia e Ceilão, atual Sri Lanka, convocam a Conferência Afro-Asiática contra o colonialismo.

1963 -- É inaugurado o Complexo Materno Infantil, mais tarde intitulado Maternidade Bissaya Barreto. Construído na Quinta da Rainha, em Coimbra.

1967 -- O campeão mundial de pesos pesados Muhamad Ali recusa a incorporação no Exército dos EUA, em plena guerra do Vietname.

1969 - O presidente francês Charles de Gaulle renuncia ao cargo.

1974 - O dirigente socialista português Mário Soares regressa do exílio, em França.

1976 - O Supremo Tribunal indiano permite ao Governo de Indira Gandhi prender opositores políticos, sem audição prévia do tribunal.

1977 - Cuba e EUA concluem os primeiros acordos entre os dois países em 16 anos.

1978 - Líderes do golpe militar no Afeganistão confirmam a morte do presidente Mohammad Daoud e de vários outros membros do governo deposto.

1980 - O secretário de Estado norte-americano Cyrus Vance, da administração de James Carter, demite-se do cargo, após o malogro da tentativa de libertação dos reféns dos EUA, em Teerão.

1986 - A URSS admite a ocorrência de um acidente na central de energia nuclear de Chernobyl, minimizando a dimensão do desastre.

1989 - O tribunal de Bruxelas condena 14 adeptos ingleses de futebol a três anos de prisão, por homicídio involuntário, nos incidentes do Estádio de Heysel, na Bélgica.

1991 - O voto feminino exerce-se pela primeira vez no cantão suíço de Appenzell.

1992 -- Morre, com 82 anos, o pintor britânico Francis Bacon.

- É proclamada a República Islâmica do Afeganistão.

1993 -- Os jornalistas portugueses põem fim ao boicote informativo às atividades do Parlamento.

1995 - A Procuradoria-Geral da República ordena a reabertura do Caso Camarate.

2000 - O Estado português é condenado na ação cível interposta pelos pais de uma criança morta no Aquaparque, em Lisboa, em 1993.

- O ex-corretor Pedro Caldeira é absolvido de 17 crimes de abuso de confiança e de 65 crimes de burla agravada pelo Tribunal da Boa Hora.

2001 - O primeiro turista do Espaço, o norte-americano Dennis Tito, parte do Baikonur, a bordo de uma nave Soyuz.

2002 - O Sporting Clube de Portugal vence a Super Liga.

2003 - Steve Jobs anuncia a abertura da loja iTunes Music Store, o que viria a ser uma revolução na indústria da música.

2004 - Começa a Cimeira Económica Europeia, dedicada ao alargamento da União, em Varsóvia.

2005 - É aprovada a proposta de alteração ao Rendimento Social de Inserção, que retoma regras do Rendimento Mínimo Garantido.

- É aprovada a proposta de adaptação dos graus e diplomas do Ensino Superior nacional ao Processo Europeu de Bolonha.

2006 - Confrontos em Díli entre as forças de segurança e militares, que contestam alegadas discriminações no seio das forças armadas de Timor-Leste, causam cinco mortos e mais de 80 feridos. 

- Morre, com 84 anos, Victor Palla, arquiteto, pintor, fotógrafo, um dos projetistas dos primeiros snack-bares portugueses, coautor de "Lisboa, Cidade Triste e Alegre".

2007 - Realiza-se, em Díli, o primeiro congresso do novo partido timorense, o Conselho Nacional da Reconstrução Timorense, CNRT.

- Sheila Watson, 53 anos, é ordenada a primeira mulher arquidiácona da igreja anglicana.

- Morre Carl Friedrich von Weiszacker, físico e filósofo alemão. Tinha 94 anos.

- Morre, com 78 anos, Tommy Newsom, saxofonista e compositor norte-americano.

2008 - A chama olímpica começa a percorrer as ruas da capital da Coreia do Norte pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos.

2009 - Gripe A (H1N1). Portugal aciona o Plano de contingência, com todos os dispositivos, incluindo o INEM.

- O primeiro medicamento de raiz e patente portuguesas, o anti-epiléptico da Bial, é aprovado pela Agência Europeia do Medicamento.

2010 - Morre o antigo futebolista João Morais, autor do golo que deu a Taça das Taças ao Sporting em 1964, no Porto. Tinha 75 anos.

2011 - Entra em vigor o diploma que cria o Grupo Hospitalar do Centro de Lisboa (GHLC). Os recursos dos hospitais do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), do Curry Cabral e da Maternidade Alfredo da Costa passam a ser geridos em conjunto, de acordo com a portaria publicada em Diário da República.

2013 - O novo Governo italiano toma posse. Dois polícias são feridos durante um tiroteio frente ao Palazzo Chigi, sede do Governo, em Roma, enquanto o novo primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, tomava posse num outro local.

- O Ouriense conquista o primeiro título nacional feminino de futebol da sua história, ao receber e bater o Albergaria por 1-0, em encontro da quinta e penúltima jornada da fase final do campeonato.

2016 - O Reino Unido anuncia que vai suspender a ajuda financeira a Moçambique, seguindo o exemplo do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, depois da divulgação de 1,4 mil milhões de dólares em empréstimos escondidos.

- Rui d'Espiney, militante antifascista e cofundador de dois movimentos comunistas maoista, de cisão no PCP em 1964, morre aos 73 anos.

=============.

Este é o centésimo décimo oitavo dia do ano. Faltam 247 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Há pensamentos tão delicados que não deveriam ser pensados". Novalis, pseudónimo de Friedrich Leopold von Hardenberg (1772-1801), poeta alemão.

Lusa/Fim.