1835 - Nasce o químico alemão Adolf von Baeyer, Prémio Nobel em 1905.1838 - Nasce D. Luís, filho de D.Maria II.1846 - Nasce o escritor italiano Edmondo de Amicis, autor de "Coração".1857 - Nasce o escritor e psiquiatra sueco Axel Munthe, autor de "O Livro de San Michele".

1886 - Inauguração da Ponte D. Luís, no Porto.

1887 - É inaugurado o novo porto de Lisboa.1896 - Nasce o maestro português Pedro de Freitas Branco, fundador da Orquestra Sinfónica Nacional.

1902 - Nasce o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, autor de "A Rosa do Povo" e "O Amor Natural".1912 - Nasce o filósofo austríaco Jean Amery.1928 -- Morre, com 80 anos, o escultor francês Paul-Albert Bartholomé.1929 -- Morre, aos 63 anos, António José de Almeida, antigo presidente da República Portuguesa, nome-chave do movimento Republicano, fundador e diretor do jornal República.- Morre, em Alpiarça, o político português José Relvas, que proclamou a República a 05 de outubro de 1910. Tinha 71 anos.1972 -- É descoberta, em Vila Velha de Ródão, a primeira gravura do Complexo de Arte Rupestre do Tejo1983 - Raul Alfonsin vence as eleições gerais na Argentina.1984 - A primeira-ministra indiana, Indira Gandhi, é assassinada, em Nova Deli. Sucede-lhe o filho Rajiv Gandhi.1990 - A Liga Árabe transfere a sede de Tunes para o Cairo.1991 - O XIII Governo Constitucional, o terceiro consecutivo liderado por Cavaco Silva, toma posse em Belém.1992 - O Vaticano reconhece, por fim, as razões de Galileu, admitindo que a Terra gira de facto em torno do sol.1993 -- Morre, com 73 anos, o cineasta italiano Frederico Fellini, vencedor de cinco Óscares, autor de "A Doce Vida", "Armarcord", "O Navio".1995 - O socialista António Almeida Santos é eleito Presidente da Assembleia da República.1997 - Morrem 29 pessoas no temporal da freguesia de Ribeira Quente, nos Açores.- João Vale e Azevedo vence as eleições para a presidência do Benfica.

1999 -- Um Boeing 767 da EgyptAir, oriundo de Nova Iorque, cai 30 minutos após a descolagem. Morrem 217 pessoas.

- Últimos militares indonésios abandonam Timor-Leste.

2002 - Um terramoto em Itália provoca 29 mortos, na maioria crianças de uma escola que desaba.2003 - A ONU anuncia a retirada do seu pessoal do Iraque.- Morre, aos 116 anos, Kamato Hongo, mulher japonesa que se acreditava ser a pessoa mais velha do mundo.2004 - O socialista Tabaré Vázquez vence as eleições presidenciais no Uruguai.2005 - Começa a ser emitido o Documento Único Automóvel.- Nasce Leonor, princesa de Espanha.2006 - O primeiro-ministro português, José Sócrates, e o presidente moçambicano, Armando Guebuza, assinam o acordo de transferência do capital da Hidroelétrica de Cahora Bassa, pondo fim a mais de 30 anos de negociações.- Morre, com 88 anos, Josué Martins Romão, militante comunista, preso durante 16 anos no Tarrafal, em Cabo Verde, depois de ter participado na Revolta dos Marinheiros de setembro de 1936.

- Morre Bruno Carvalho, alpinista que integrava a expedição à montanha Shisha Pangma, no Tibete. Tinha 31 anos.

- Morre, com 90 anos, Pieter W. Botha, antigo presidente da África do Sul durante o regime do apartheid.

2007- O Governo aprova uma proposta para facilitar os pedidos de reforma antecipada pelos trabalhadores da administração pública, que poderão solicitá-la em 2008 se tiverem 33 anos de serviço, ou 65 anos de idade e 15 de serviço.

- A Audiência Nacional espanhola condena a cerca de 40 mil anos de prisão três dos oito principais acusados dos atentados de 11 de março de 2004, que causaram 191 mortos e 1.841 feridos.

2008 - A Comissão Europeia aprova a aquisição das filiais ibéricas da Exxon Mobil pela Galp Energia, mediante a alienação de alguns ativos e participações por parte da Galp.

2009 - Morre António Sérgio, o último radialista de programas de autor, criador de Rotações, Som da Frente, Rolls Rock, A Hora do Lobo ou Viriato 25, voz da Rádio Renascença, nos anos de 1970, da Rádio Comercial e, por fim, da Radar. Tinha 59 anos.

- Morre, com 95 anos, Qian Xuesen, cientista chinês, pioneiro da tecnologia espacial da China.

2011 -- O primeiro-ministro grego George Papandreou anuncia a realização de um referendo sobre o acordo a que os 17 países da zona euro chegaram para reduzir em cerca de um terço a dívida grega.

- O empresário Abdel Rahim al-Kib, natural de Tripoli, é eleito chefe do governo de transição da Líbia, durante uma reunião do Conselho Nacional de Transição. Al-Kib, que concorria ao cargo com mais quatro candidatos, foi eleito à primeira volta ao garantir 26 de 51 votos.

- A NATO formaliza o fim da operação militar na Líbia.

- Morre Florian Albert, antigo avançado húngaro distinguido com a Bola de Ouro em 1967. Tinha 70 anos.

2012 -- Manifestação na escadaria da Assembleia da República, no dia da aprovação do Orçamento do Estado para 2013.

- UNMIT (United Nations Integrated Mission in Timor-Leste) termina atividade operacional no país.

- Morre, aos 70 anos, Carlos Sousa e Brito, antigo secretário de Estado da Comunicação Social do governo de Francisco Sá Carneiro.

- César Grácio, secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol na década de 80, morre aos 74 anos.

- Morre Gae Aulenti, arquiteta italiana de renome mundial. Tinha 84 anos.

2013 - O Conselho de Ministros aprova uma proposta de lei para que os exames nacionais nas escolas passem a ser considerados "necessidades sociais impreteríveis", na lei geral do trabalho, obrigando a decretar serviços mínimos em dias de greve.

- O representante da República nos Açores pede a fiscalização preventiva da constitucionalidade do decreto das 35 horas de trabalho semanal na administração regional, aprovado por unanimidade no parlamento açoriano.

2014 - José Manuel Durão Barroso deixa a presidência da Comissão Europeia, cargo que exerceu ao longo dos últimos 10 anos, um recorde de longevidade apenas igualado pelo francês Jacques Delors, entre 1985 e 1995.

- O Tribunal do Luxemburgo declara a falência da ESI, holding de topo do Grupo Espírito Santo, numa decisão de 27 de outubro, o que significa que a empresa do GES não consegue fazer pagamentos nem obter crédito.

2015 - Um avião russo com 224 pessoas a bordo despenha-se na península do Sinai, Egito, após descolar da localidade turística de Sharm El Sheikh. Uma ala que diz estar ligada ao Estado Islâmico no Egito reivindica no 'Twitter' ter abatido o avião.

2017 - O Tribunal Constitucional espanhol anula a declaração de independência da Catalunha aprovada pelo parlamento da região.

 

- O Vaticano e a Federação Luterana Mundial pedem desculpas pela violência entre cristãos ao longo de 500 anos e prometem continuar a trabalhar para resolver as suas diferenças, numa declaração conjunta.

 

- Pelo menos seis pessoas morrem quando um homem conduz uma carrinha para uma ciclovia movimentada perto do memorial do World Trade Center, em Manhattan, Nova Iorque.

 

===========.Este é o tricentésimo quarto dia do ano. Faltam 61 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: " O prazer visita-nos muitas vezes, mas a mágoa agarra-se cruelmente a nós". John Keats (1795-1821), poeta inglês.Lusa/Fim.