
O vice-Presidente dos Estados Unidos da América, JD Vance, garantiu que a Gronelândia, território onde se encontra esta sexta-feira, vai ser um assunto cada vez maior com o passar do tempo.
O número dois da administração Trump está esta sexta-feira na Gronelândia para uma visita à base norte-americana de Pituffik, situada no noroeste da ilha, 1.500 quilómetros a norte de Nuuk, a capital do território.
Num almoço com os militares norte-americanos na base aérea, JD Vance assegurou que Donald Trump "está muito interessado na segurança do Ártico".
"Como todos sabem, é uma questão muito importante e, nas próximas décadas, irá tornar-se ainda mais importante", referiu.
O Conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, e o Secretário da Energia, Chris Wright, acompanham o vice-Presidente na visita ao território.
O primeiro-ministro da Gronelândia afirmou, em comunicado, que não se realizariam reuniões entre funcionários americanos e o governo local.
"Amor e ligação ao povo gronelandês estão intactos"
Também esta sexta-feira, o Rei da Dinamarca, Frederik X, assumiu que a "a realidade está alterada", mas que, ainda assim, "não deve haver dúvidas" de que o seu "amor pela Gronelândia" e a sua "ligação ao povo gronelandês estão intactos".