Foram encontrados no passado domingo, 29 de setembro, no Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO) em Vila Franca de Xira, 16 gatos mortos com sinais de extrema violência.

A denúncia foi feita através das redes sociais do IRA - Grupo de Intervenção e Resgate Animal - que explicou que os funcionários se deparam com esta situação de manhã, quando abriram o gatil para cuidar dos animais.

Perante esta situação, o grupo explica que a veterinária municipal chamou de imediato a GNR que “iniciou diligências no âmbito criminal”.

Segundo o jornal Público, que cita uma fonte da GNR, a “hipótese de envenenamento ou intervenção humana foi descartada”.

“A porta [do gatil] estava aberta. Se ficou mal fechada, se alguém abriu de propósito ou se até os cães a terão conseguido abrir é o que vamos apurar ”, referiu ao jornal.

Num comunicado, citado pela agência Lusa, a autarquia refere que a morte dos animais terá ocorrido durante a noite de sábado e que na sequência deste incidente, "não há registo de desaparecimento de animais do CRO".

De acordo com a agência Lusa, o caso está a ser investigado pelo Ministério Público e os cadáveres dos animais foram enviados para necropsia para avaliar os motivos da morte.