As primeiras contagens dão conta de uma maioria de homens entre os migrantes resgatados, embora tenham sido contabilizadas 46 mulheres e cinco menores.
O primeiro salvamento foi efetuado nas primeiras horas da manhã junto a Lanzarote envolvendo 56 ocupantes de um bote, incluindo sete mulheres e dois menores.
A 31 quilómetros a nordeste de Lanzarote, 27 pessoas, incluindo três mulheres e um menor, foram resgatadas do barco insuflável em que viajavam.
Foram ainda resgatados 123 ocupantes de dois botes, um com 69 pessoas e outro com 54, que devem ser desembarcados em Arrecife, relatou a agência noticiosa EFE.
Entre as pessoas resgatadas nestas duas embarcações encontram-se quinze mulheres e um menor, segundo testemunhas oculares, também citadas pela agência espanhola.
Em águas próximas de Lanzarote, um quinto barco insuflável foi também localizado por um avião do Salvamento Marítimo e, desta vez, foram resgatadas 63 pessoas e desembarcadas em Puerto del Rosario.
De outra embarcação foram resgatadas 61 pessoas, entre as quais doze mulheres e um menor, enquanto de outro barco foram retirados mais 59 ocupantes, incluindo nove mulheres.
PL // JMR
Lusa/fim