Um acidente com um teleférico na estância de esqui de Astún, em Espanha, provocou, pelo menos, 17 feridos, entre os quais, nove muito graves e oito graves, de acordo com informação que está a ser avançada pelos meios de informação locais.
O alerta foi dado cerca do meio-dia local (menos uma hora em Portugal), tendo sido enviados para vários meios para o local.
Além de meios aéreos do Governo de Aragão - dois helicópteros médicos - e da Comunidade Autónoma de Navarra - um avião médico e outro helicóptero de salvamento -, vários meios dos bombeiros, entre os quais mais de uma dezena de ambulâncias, e um grupo de psicólogos foram mobilizados para o local.
Os hospitais da zona estão em alerta para a chegada dos feridos. Entre os feridos, de acordo com a imprensa espanhola, está uma mulher que teve de ser helitransportada para o hospital de Saragoça devido à gravidade dos seus ferimentos.
“Chocado” com o acidente, o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, informa, numa publicação na rede social X, que ofereceu “todo o apoio” ao autarca da região.
As causas do acidente são, para já, desconhecidas mas o jornal La Vanguardia avança com a possibilidade de um “problema mecânico” ter provocado a queda do teleférico de uma altura de cerca de 15 metros.
“Vi 60 pessoas caírem. Estávamos na cadeira e começou a ceder, foi como se estivéssemos em queda livre. Depois começou a balançar, de um lado para o outro, foi um momento de pânico”, conta ao El País o eurodeputado do PP, Borja Gimenez, que estava no local do acidente.
Em atualização