O português Ivo Oliveira sagrou-se, esta sexta-feira, vice-campeão de perseguição individual dos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista pela terceira vez, garantindo o quinto pódio nacional na prova, em Heusden-Zolder, na Bélgica.

Depois de ter sido o segundo mais rápido nas qualificações, o ciclista, de 28 anos, rumou à final e cronometrou 4.03,631 minutos, acima dos 4.02,882 do britânico Josh Charlton, que viu o compatriota Michael Gill impor-se ao italiano Renato Favero na luta pelo bronze.

Ivo Oliveira conquistou a quinta medalha em Europeus de elites, num currículo em que já ostentava um ouro (2020) e duas pratas em perseguição individual (2017 e 2018) e uma prata em madison (2020).

Portugal passou a somar cinco pódios na 16.ª edição dos Europeus, que decorrem entre quarta-feira e domingo, em Heusden-Zolder, após o duplo título de Iúri Leitão - que tinha arrebatado a corrida por pontos na quinta-feira e venceu hoje o scratch -, mais a prata de Rui Oliveira, irmão gémeo de Ivo, na eliminação e o bronze de Maria Martins no scratch.