Marius Borg Høiby, filho mais velho da princesa herdeira da Noruega, Mette-Marit, foi detido no passado fim de semana, dia 4 de agosto, por suspeitas de agredir uma mulher. Foi libertado posteriormente, mas a polícia do país confirma que as acusações incluem “danos físicos e materiais” à vítima com quem “mantém uma relação”.
Ao jornal VG, o advogado disse que “é importante permitir que o processo siga o seu curso de forma correcta e que os meios de comunicação social respeitem a necessidade de privacidade e de paz do meu cliente. A polícia deve ser autorizada a fazer o seu trabalho sem que os meios de comunicação social decidam os factos e a culpa. Cabe ao tribunal decidir se o caso termina aqui.”
Príncipe herdeiro viajou sozinho para Paris
Marius Borg Høiby é fruto do primeiro casamento de Mette-Marit e, por isso, não é herdeiro ao trono e não tem qualquer título real. Os futuros reis da Noruega têm dois filhos em comum, a princesa Ingrid Alexandra, de 20 anos, e o príncipe Sverre Magnus, de 18 anos.
O príncipe Haakon, herdeiro ao trono, está em Paris, a assistir aos Jogos Olímpicos, mas não conta com a companhia da mulher. O palácio real confirmou que a viagem foi adiada, mas que a princesa espera viajar até França mais tarde. Questionado sobre este assunto, a resposta do príncipe foi incerta.
"Ainda não sabemos. Ela tinha esperança de lá estar e estava ansiosa por isso, mas nas famílias, por vezes, é importante estar presente. A decisão que tomámos foi que, desta vez, ela ficaria em casa e eu iria.”
O caso tem tido uma grande repercussão internacional, tendo sido alvo de cobertura em vários países, nomeadamente na Alemanha, Reino Unido, Espanha e Suécia.