A Força Aérea portuguesa anuncia que voltou a monitorizar, na segunda-feira, dia 14 de outubro, um navio russo que circulava na Zona Económica Exclusiva Continental.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a Força Aérea revela que identificou um navio de origem russa em águas nacionais, na segunda-feira, tendo acompanhado, através de uma aeronave, a embarcação.

O navio da classe Products Tanker, General Skobelev, foi detetado a cerca de 40 milhas do Cabo Carvoeiro, em Peniche.

Este ramo das Forças Armadas adianta que esta foi a quarta passagem desta embarcação, em 2024, pelo espaço marítimo de jurisdição nacional.

"Esse tipo de missão desempenha um papel fundamental ao reforçar a vigilância do espaço estratégico, assegurando uma presença constante e atenta às movimentações na área de interesse nacional, o que, por sua vez, contribui significativamente para a segurança e proteção das águas que estão sob a responsabilidade de Portugal", refere o comunicado.

No presente ano, já foram realizadas 22 missões de acompanhamento de navios não NATO. Nestas ocasiões, foram monitorizados 34 navios russos e dois chineses.