A Ford revelou esta terça-feira mais recente membro da sua gama de veículos elétricos, o novo Puma Gen-E 100% elétrico, dotando, pela primeira vez, a condução do best-seller europeu da marca com emissões zero.
O elétrico Puma Gen-E está equipado com um único motor elétrico montado no eixo dianteiro, produzindo 166 cv e 290 Nm de binário, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 43 kWh, que anuncia uma autonomia de até 376 km e de até 523 km em ciclo urbano.
Em matéria de carregamento, a Ford anuncia que a bateria do Puma Gen.E pode ser carregada num carregador rápido CC de 100kW, de 10 a 80 por cento da carga em cerca de 23 minutos.
Para os que lidam com a azáfama das cidades ou para as jovens famílias, o Puma Gen-E oferece uma ainda maior eficiência de espaço, resultante de uma unidade de tração elétrica compacta. O inovador espaço de arrumação MegaBox do Puma foi aumentado para se tornar agora numa GigaBox comportando até 574 litros de espaço para bagagens com os bancos traseiros em posição normal, mais do que a que alguns SUV de maiores dimensões conseguem oferecer.
Na frente, um frunk (bagageira frontal) de 43 litros aproveita o espaço deixado vazio pelo motor a gasolina, mostrando-se ideal para guardar acessórios que se pretendem mais acessíveis quando a bagageira traseira estiver cheia.
“O Puma traduz uma inegável história de sucesso, de um modelo amado pelo seu design desportivos e características, combinado com uma praticidade única e uma capacidade de bagageira líder da classe,” disse Jon Williams, diretor geral, Ford Blue e Model e, Europa.
Visualmente, o mais pequeno SUV elétrico da Ford apresenta-se com um novo para-choque dianteiro com uma grelha fechada e entradas de ar mais elegantes inspiradas no Mustang Mach-E, a que se juntam jantes de liga leve exclusivas, e um spoiler traseiro ligeiramente ajustado.
No interior não existe muitas diferenças face ao Puma “normal”, e mantém-se o painel de instrumentos digital de 12,8’’ e o ecrã do sistema de infoentretenimento de 12’’.
No entanto, a versão 100% elétrica está equipada uma consola central elevada com um novo compartimento de armazenamento aproveitando o espaço normalmente ocupado pela caixa de velocidades.
Construído na fábrica de montagem de última geração da Ford Otosan, em Craiova, na Roménia, utilizando unidades de tração elétrica produzidas nas instalações da Ford em Halewood, no Reino Unido, o Puma Gen-E constitui mais um passo na estratégia de eletrificação da Ford.
A marca anunciou ainda que o Puma Gen-E já está disponível para encomenda e que as primeiras entregas terão início na primavera de 2025.