
A rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para colocá-la no mercado de arrendamento foi de 7,2% no 1.º trimestre de 2025, uns 0,1 pontos percentuais (p.p) inferior à calculada para o mesmo período de 2024 (7,3%) e 0,6 p.p superior à do mesmo período de 2023, segundo os dados do idealista divulgados hoje. No Funchal, uma das capitais onde a venda é mais alta, é também onde a rentabilidade é menor quando o imóvel é colocado a arrendar.
Segundo o idealista, "hoje, a rentabilidade na habitação é superior em 1,6 p.p em relação à observada no primeiro trimestre de 2022, de 5,6%", em termos nacionais, mas na capital madeirense, o facto de ter dos preços mais altos para compra, implica que a rentabilidade para venda ou arrendamento acaba por ser menor. No caso, o arrendamento no Funchal fica por 15,9 euros/m2, o terceiro mais alto atrás apenas de Lisboa e Porto, enquanto que a venda fica por 3.572 euros/m2, igualmente o terceiro mais alto atrás das duas principais cidades portuguesas, o que implica que a rentabilidade no Funchal é mais baixa que no Porto, mas acima de Lisboa, sem surpresa aliás, dado o custo acima do normal da capital portuguesa.
"Analisando por capitais de distrito/região autónoma, é em Castelo Branco onde é mais rentável a compra de uma casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 8,6%. Seguem-se as cidades Santarém (7,5%), Coimbra (6,9%), Braga (6,5%), Leiria (6,3%), Évora (6,1%), Viseu (6,1%), Porto (5,7%), Faro (5,5%), Setúbal (5,4%) e Funchal (5,3%)", apontando que "a rentabilidade habitacional mais baixa é obtida pelos proprietários das casas arrendadas em Lisboa (4,7%), Viana do Castelo (5,1%) e Aveiro (5,2%)".
"Para a realização deste estudo, o idealista dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no primeiro trimestre de 2025. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário. Estes dados permitem a análise do estado atual do mercado e são um ponto de partida básico para todos os investidores que pretendam comprar ativos imobiliários para obter rendimento", explica a metodologia.