Foi detetada gripe das aves numa exploração de galinhas, patos e gansos no concelho de Albergaria-a-Velha, em Aveiro, e ainda numa ave selvagem nas Caldas da Rainha.
A informação foi avançada esta segunda-feira pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
As medidas de controlo implementadas incluem a inspeção dos locais onde a doença foi detetada, a remoção dos animais afetados e a limpeza e desinfeção, bem como a restrição da movimentação e a vigilância das explorações de aves existentes nas zonas de restrição (num raio de até 10 quilómetros em redor do foco detetado na capoeira doméstica).
DGAV apela ao cumprimento das medidas de segurança
Perante a circulação do vírus da gripe aviária, a DGAV voltou a apelar a todos as pessoas que tenham aves para cumprir as medidas de segurança, como o confinamento das aves detidas em Portugal continental.
Acresce o cumprimento das medidas de biossegurança e das boas práticas de produção, evitando os contactos entre aves domésticas e selvagens.
Os procedimentos de higiene das instalações, equipamentos e materiais devem ser reforçados.
A transmissão do vírus para humanos acontece raramente, tendo sido reportados casos esporádicos em todo o mundo. Contudo, quando ocorre, a infeção pode levar a um quadro clínico grave.
A transmissão ocorre, sobretudo, através do contacto com animais infetados ou com tecidos, penas, excrementos ou inalação de vírus por contacto com animais infetados ou ambientes contaminados.
Com Lusa