Um helicóptero de combate a incêndios da GNR caiu esta sexta-feira no Rio Douro. A bordo seguiam seis pessoas e uma delas, o piloto, já foi resgatada com vida.
O helicóptero caiu no rio e está submerso. Prosseguem agora as operações para resgatar os cinco elementos da tripulação, ainda desaparecidos.
Em comunicado, a GNR afirma desconhecer, para já, as causas do acidente.
Em causa está um helicóptero de combate a incêndios da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR. Fazia o combate a um fogo na zona de Baião.
“Às 12h36 de hoje, 30 de agosto, enquanto participava nas operações de combate ao incêndio rural que lavra em Gestaçô, em Baião, o helicóptero ligeiro de combate a incêndio rurais, com o indicativo operacional H16, sofreu um acidente, obrigando à amaragem do meio aéreo no rio douro, próximo da localidade de Samodães”, informa a Proteção Civil em comunicado.
O alerta foi dado pelas 12:36 e o acidente aconteceu na zona de Peso da Régua. As operações de resgate estão em curso e contam com uma equipa de mergulhadores.
De acordo com a Proteção Civil, no local estão 106 operacionais, apoiados por 33 veículos e três helicóptero.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai deslocar-se ao local do acidente e a SIC sabe que o primeiro-ministro estará já a caminho.
[Última atualização às 14:55]