O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou este sábado ter lançado drones no dia anterior contra uma base militar em Haifa, uma grande cidade portuária no norte de Israel.
Em comunicado, a formação pró-iraniana especificou que os seus combatentes lançaram às 20:00 de sexta-feira (17:00 em Portugal) "um esquadrão de ataques de drones para a base de defesa aérea Kiryat Eliezer, no oeste de Haifa".
Durante a madrugada deste sábado, através de vários comunicados, o Hezbollah já tinha declarado que os seus combatentes tinham realizado oito ataques com projéteis e mísseis contra "concentrações de soldados" e posições do "inimigo israelita" em Kfar Giladi, Honin, Al-Jardah, Zarit e Melia.
Entretanto, os ataques aéreos israelitas continuam contra cidades no sul do Líbano, onde um edifício de três andares "foi completamente destruído" em Kawthariya al-Siyad, em Tiro, segundo a agência nacional de notícias libanesa NNA, que não reportou vítimas.
Israel e o Hezbollah enfrentam-se há um ano numa divisão, um confronto que nas últimas semanas atingiu outro nível com uma intensa campanha de bombardeamentos israelitas contra o Líbano, incluindo Beirute, que já provocou mais de 2.200 mortos e 1,2 milhões de deslocados.
O Irão é um dos principais aliados do Hezbollah e lidera também o chamado Eixo da Resistência, uma aliança anti-Israel formada pela milícia libanesa, pelo grupo islamita palestiniano Hamas e pelos rebeldes Huthis do Iémen, entre outros.