Um ano depois de ter apresentado no CES de Las Vegas, dois concepts elétricos que antecipavam o futuro elétrico, a Honda regressou este ano ao CES para dar a conhecer os protótipos, já muito perto da versão de produção do 0 Saloon e 0 SUV.

Tanto o sedã como o SUV vão ser produzidos no EV Hub da Honda em Ohio, nos EUA, e já se sabe que o SUV está programado para ser lançado na América do Norte no início de 2026, enquanto o sedã vai chegar no final do próximo ano.

O SUV é uma evolução do Space Hub concept revelado no ano passado, optando por uma silhueta crossover, com um para-brisa nitidamente inclinado, e uma secção traseira quadrada marcada por farolins em formato de U e uma janela traseira fina.

No interior, o SUV apresenta duas filas de bancos e destaca-se por um habitáculo dominado por um ecrã de generosas dimensões, incluindo um ecrã destinado ao passageiro da frente e ecrãs para as câmaras que substituem os tradicionais retrovisores exteriores.

Já o 0 Saloon é descrito como a oferta principal da Série 0 e permanece fiel à imagem do concept apresentado no ano passado, mantendo uma carroçaria baixa em formato de cunha, com uma frente que faz lembrar o Lamborghini Gallardo.

Com um design mais minimalista, esta nova geração de elétricos da Honda aproveita ainda a experiência da marca nipónica na Fórmula 1, estando dotada de uma nova plataforma que conta com baterias que prometem ser cerca de 8 mm mais finas que os modelos concorrentes e que podem ser encaixadas na parte inferior da plataforma.

Esta solução, segundo a Honda, favorece o comportamento dinâmico, permitindo mais espaço no interior, melhorando também a eficiência e possibilitando no caso do Saloon uma maior proximidade do solo.

Embora a Honda não tenha revelado detalhes sobre a motorização já que sabe que os novos modelos elétricos da Série 0 vão equipar com um ou dois novos motores “e-axle”, alimentados por baterias com 80-90 kWh que prometem uma autonomia de até 438 km. Já os modelos maiores vão dispor de uma bateria com cerca de 100 kWh.

A Honda revelou ainda que os dois modelos vão estar dotados de um sistema de condução autónoma de nível 3, desenvolvido em conjunto com a Helm.ai, bem como uma plataforma de hardware “high-performance system-on-chip” (SoC), que promete operações mais rápidas face aos modelos atuais, mas com menos consumo de energia, que foi criada em colaboração com a Renesas Electronics Corporation.

Além disso, o sistema de software de inteligência artificial ASIMO, desenvolvido pela Honda, incorpora várias câmaras, sensores e “tecnologias de inteligência avançada”.

Além disso, a Honda destacou ainda que tem um acordo com outras sete empresas para a implementação de uma rede de carregamento elétrico de alta velocidade na América do Norte até 2030, sendo que os modelos da Série 0 estão equipados com portas de carregamento North American Charging Standard (NACS), permitindo aos proprietários o acesso a mais de 100.000 estações de carregamento nos EUA

Já se sabe que após o início da comercialização nos EUA, os dois modelos de Série 0 da Honda vão chegar a outros mercados, incluindo o europeu, e que para 2027 está previsto a introdução de um modelo de sete lugares, bem como de dois SUV, além de uma berlina compacta que deverá chegar mais tarde.