A Horse, a joint venture entre a Renault e a chinesa Geely para a produção de motorizações a combustão e híbridos, anunciou esta terça-feira o arranca da produção na sua fábrica em Aveiro, Portugal, do novo motor elétrico eMotor.

Destinado a aplicações em sistemas full hybrid y plug-in hybrid, o novo eMotor apresenta uma potência 66 cv e um binário máximo de 212 Nm, sendo colocado entre o motor de combustão e a transmissão, permitindo que funcione em modo 100% elétrico ou em conjunto com o motor a combustão.

No modo elétrico, o novo motor transmite tração diretamente as rodas a velocidades até 130 km/h. No modo híbrido, o eMotor ajuda o motor de combustão interna a fornecer maior aceleração e maior eficiência de combustível. Para além disso quando o veículo desacelera, o eMotor funciona como gerador.

A Horse revelou ainda que o novo eMotor vai ser utilizado inicialmente em modelos que fazem uso dos motores de combustão interna HR12, HR16 e HR18 da Horse.

Para tornar possível a produção do novo motor, a fábrica da Horse em Aveiro teve de passar por um investimento em quatro novas linhas que permitem fabricar até 160.000 unidades por ano.

“O início da produção do eMotor em Aveiro reforça o compromisso da Horse de oferecer cadeias cinemáticas eficientes utilizando a tecnologia mais avançada. Com seu design compacto e capacidade de operar no modo 100% elétrico, este motor potente e eficiente é perfeito para muitos tipos de veículos híbridos”, disse Patrice Haettel, CEO da Horse.