A Horse, divisão de motores do grupo Renault, anunciou o início da produção do novo motor turbo Flex “HR13” de 1,3 litros e 4 cilindros nas suas instalações de Curitiba, no Brasil.

Esta nova versão do motor turbo HR13 da Horse foi concebida especificamente para o mercado sul-americano, e apresenta-se com 163 cv e um binário máximo de 250 Nm às 1600 rpm.

Para além disso, este motor pode operar sem problemas com misturas de gasolina/etanol, comuns na mobilidade brasileira, e está totalmente em conformidade com as normas de emissões.

O HR13 beneficia de um sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para a utilização de etanol. Cada cilindro é acompanhado por um injetor de seis aberturas montado centralmente e que funciona a 200 bar de pressão, concebido para uma atomização do combustível que fornece potência e binário sem esforço e sem afetar a eficiência do combustível.

O início da produção do HR13 vem juntar-se à crescente capacidade produtiva da Horse RSE no Brasil, após ter dado início ao fabrico do seu motor “HR10” de 1,0 litros e 3 cilindros no início de 2024.

“Esta mudança reforça o nosso compromisso com o mercado brasileiro e sul-americano. A nossa mensagem sempre foi clara: não existe uma abordagem única para a mobilidade global, mas sim soluções feitas à medida que refletem as necessidades regionais. O HR13 reflete este espírito, alimentado por combustível flexível e de baixas emissões e otimizado para as necessidades do mercado brasileiro”, disse Patrice Haettel, CEO da Horse.