A cidade de Los Angeles, na Califórnia, está sob estado de emergência devido à rápida propagação do incêndio florestal que está a atingir a região. Mais de 30 mil pessoas receberam ordem de evacuação.

As autoridades dizem que já arderam quase 1200 hectares. O fogo está a consumir o equivalente a três campos de futebol por minuto.

O vento extremo tem sido o principal obstáculo dos bombeiros no combate às chamas.

O serviço de meteorologia dos Estados Unidos avisou, na terça-feira, que a situação deveria piorar nas próximas horas, já que são esperadas rajadas de vento que podem superar os 160 quilómetros por hora.

Pacific Palisades, uma zona residencial na zona oeste de Los Angeles, onde vivem muitas celebridades, é a que está a ser mais afetada.

Na terça-feira, a chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin M. Crowley, disse que o combate às chamas estava a ser muito difícil devido às condições no terreno.

"O incêndio está a ser alimentado por uma combinação de ventos fortes e pela topografia da zona", disse à imprensa.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, garante que vai disponibilizar ajuda federal necessária para ajudar a combater os incêndios.

"O combate é extremamente difícil nestas condições"

Em declarações à SIC Notícias, o climatologista Mário Marques explica que estão reunidas as condições meteorológicas para o fogo propagar e antecipa um combate às chamas difícil.